Por ocasião dos 100 anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Martin Luther foi realizada no último dia 26 a XIX Assembléia Sinodal em Erechim. Estiveram reunidas em torno de 200 lideranças das 19 Paróquias do Sínodo Uruguai e demais convidados. Para a comunidade Martin Luther foi uma honra acolher os participantes. Foi um encontro festivo marcado pela comunhão e pela lembrança da dedicação de nossos antepassados para a edificação da Igreja.
O Pastor Sinodal Ervin Barg e a Pastora segunda Vice-Presidente da IECLB Silvia Beatrice Genz felicitaram a comunidade que nesse ano tem programada uma série de atividades comemorativas em alusão ao centenário. Na reflexão a Pastora Silvia exortou a todas a pessoas para serem pedras vivas na construção da paz em comunhão com os irmãos e as irmãs. Na assembléia foram eleitos o novo Pastor Sinodal Jair Juiz Holzshuch e sua respectiva vice Pastora Monica Barden Dahlke.
A comunidade Martim Luther está presente desde 12 de agosto de 1914. Antes em 1912 já havia um ponto de pregação atendido por pastores itinerantes vindos especialmente de Getúlio Vargas, Ijuí e Neu Wittemberg (Panambí). Foram grandes as dificuldades para estabelecer a comunidade. Porém, com muita persistência imigrantes e migrantes semearam a fé na esperança do futuro que hoje colhemos; uma comunidade unida e acolhedora que tem na Palavra de Deus sua orientação e fundamento.
Comemorar 100 anos é lançar mais sementes para que futuras gerações possam lembrar do que Deus faz por nós e através de nós pela fé. Na certeza de que bons frutos virão, os participantes da Assembléia Sinodal soltaram balões de gás hélio com sementes orgânicas cedidas pelo Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA). Com elas a mensagem: “Semente caiu neste solo, selou seu destino, o Verbo se fez nosso irmão. Caiu cá na terra no colo, de um vento divino, mostrou o que é doação!”
Agradecemos a todos que se empenharam pela realização da XIX Assembléia do Sínodo Uruguai - um encontro de muita comunhão graças a doação de todos.