Mensagem da XVI Assembleia Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense
Nós, participantes da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo Noroeste Riograndense reunidos na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Paz em Bela União – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Gustavo Adolfo em Cruzeiro, Santa Rosa–RS no dia 14 de setembro de 2013 fomos desafiados a refletir, avaliar e planejar nosso viver comunidade a partir do Tema do Ano: Ser, Participar, Testemunhar.
Somos lideranças em nossas comunidades e temos papel importante no viver comunidade, de corresponder ao nosso chamado de forma coerente e responsável. Como lideranças não atuamos sozinhos, mas em parceria. A comunidade não é propriedade de ninguém, mas responsabilidade de todos.
A partir de Cristo formamos uma família de fé e assim como não escolhemos nossos irmãos biológicos, também devemos aprender a conviver na irmandade de fé. Viver a fé em comunidade como família de Deus é, muitas vezes, “remar contra a maré”, pois o mundo não valoriza nem oportuniza o viver em comunhão. O ser humano precisa de um ambiente de segurança e confiança e Deus quer nos cuidar em comunidade, para que esse seja um espaço de perdão, reconciliação, onde o Espírito Santo nos capacita através da convivência a não transferir, mas resolver conflitos.
A comunidade é um presente de Deus que nos é confiado. Deus tem uma história com Seu povo, da qual fazemos parte. Cada comunidade tem seu enredo específico e personagens únicos, mas o Autor é o mesmo: Deus. Essa tamanha diversidade deve ser pedra de construção e não pedra de tropeço no viver comunidade.
Deus colocou em nossas mãos importante missão: evangelização e diaconia no nosso Sínodo. Como assembleia, lideranças e membros de uma mesma família precisamos ter um olhar cuidadoso para as dificuldades e um olhar atencioso para as potencialidades. Não tenhamos medo diante dos desafios que surgem no viver comunidade, pois Deus nos cuida e age por e através de nós. Sirvamos com alegria, pois nosso testemunho contagia outras pessoas a também participar.
Que cada membro de nossas comunidades tenha sempre sua coragem renovada pela promessa de Deus: “Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão”. Isaías 41.10