Mensagem da XVI Assembleia Sinodal
Nós, da XVI Assembleia Sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandense da IECLB, reunidos em assembléia ordinária em 30 de abril de 2011, sob o Tema e Lema: ‘Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso’; - “Glória a Deus e paz na terra”, compartilhamos com os membros de nossas comunidades e pessoas que estão sob a abrangência de nosso Sínodo, nossas preocupações e desafios, através da mensagem nos textos do culto de abertura: João 20.19-25 e Atos 2.14a,22-32 (texto da prédica). Estes textos nos testemunham o medo e incredulidade dos discípulos após a ressurreição de Cristo, suas inseguranças diante do mundo, autoridades e os questionamentos da sociedade frente à ação e à atuação dos discípulos. Foi necessário, através da ação do Espírito Santo no comportamento e testemunho daquela comunidade, despontar uma liderança que viesse a esclarecer os atos de Deus.
No desenrolar das atividades da Assembleia, foram apresentados os relatórios, ano 2010, da diretoria sinodal, pastor sinodal, paróquias e setores em nível sinodal. Juntamente com os textos da pregação percebemos que, como seres humanos, enfrentamos, ainda hoje, muitos medos, desconfianças e desafios, diante do mundo e de Deus. Somos reféns de abusos, injustiças, violências, preconceitos, ganância e, como cristãos, somos em nossa atuação, por vezes, tachados de fanáticos, ingênuos, tolos. Isto, em alguns momentos, pode travar e nos podar no investimento de ações missionárias, tendo como sintomas, por exemplo, restrições em orçamentos, timidez e acomodação no testemunho pessoal e ação comunitária.
Independente de vivermos em diferentes regiões, lugares e casas, compartilhamos o mesmo “oikos”, o mesmo planeta, criação boa de Deus. Isto nos desafia, como Pedro, testemunhar e buscar paz com a criação de Deus, mesmo que em pequenas ações no lugar em que vivemos e no sentido amplo de grandes ações nas áreas rural e urbana de nossa região.
A Comissão de Mensagem