Ascensão e Pentecostes são temas de estudo na Paróquia Bom Pastor/Garcia - Blumenau

05/05/2012

todo o grupo com cartaz Ascensão 2012 Bom Pastor
Todos da Oficina Bom Pastor Garcia Ascensão e Pentecostes 2012
1 | 1
Ampliar

Duas importantes datas litúrgicas foram trabalhadas na Paróquia Bom Pastor/Garcia, em Blumenau, no dia 05 de maio. A temática sobre Ascensão e Pentecostes foi ministrada pela catequista Ms. Sara Regina Hoppen, da Comunidade Evangélica de Blumenau. O trabalho foi destinado aos preparandos, confirmandos e suas famílias, presbíteros e orientadoras do Culto Infantil. A saudação foi proferida pelo P. Horst Lümke.

Na primeira parte Sara destacou a fundamentação bíblica do fato de Jesus Cristo, o Salvador, subir ao céu, relatado especialmente em Atos 1. 6-12; A subida oportunizou aos discípulos verem Jesus Cristo encoberto por uma nuvem. Já no Evangelho de Marcos 16. 19-20 há o relato do que ocorreu no céu: “O Senhor Jesus foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus”. O olhar dos discípulos está direcionado para o céu, porém, logo a seguir seguem para Jerusalém, reuniram-se e oraram, conforme Atos 1. 12ss.

A temática seguinte foi sobre Pentecostes. A festa da Igreja, 50 dias após a Páscoa, tem sua origem no Antigo Testamento, Êxodo 34. 20, em que o povo de Deus comemorava o recebimento dos 10 Mandamentos por intermédio de Moisés e a festa da colheita, instituída após a chegada na terra prometida. Neste período colhe-se trigo e cevada, e os primeiros frutos da colheita são oferecidos a Deus em gratidão pelas bênçãos recebidas, Dt 16. 9-11.

A palestrante destacou que Pentecostes é a festa de fundação da Igreja, conforme versão do Novo Testamento. Reforça-se a simbologia do vento, da pomba, das chamas de fogo. Essas últimas possibilitaram a conversação dos discípulos de Jesus com estrangeiros e esses se converteram reconhecendo Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Os discípulos anunciaram as maravilhas do Reino de Deus a 120 pessoas, inicialmente. Depois, 3000 pessoas foram batizadas. É esse o início da Igreja cristã. Por isso em muitos templos é oferecido o Bolo ou Torta de aniversário, sinalizando esta festa.


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 14483
COMUNICAÇÃO
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br