Pastor Eduardo Paulo Stauder, da Comunidade de Picada 48 Baixa
Em 1985, aos 18 anos, deixei São Bernardo do Campo/SP e vim estudar teologia na Faculdade EST. No período de estudos conheci a Rosane, que se tornou a minha companheira e esposa, com quem tenho compartilhado os meus 30 anos como ministro na IECLB. A pastora Rosane é natural de Poço das Antas/RS. Temos 2 filhos, 1 filha e um neto.
Estou com 55 anos. A minha candidatura não é um projeto pessoal, mas é resultado do diálogo com ministros, ministras e lideranças.
O pastorado sinodal se insere numa caminhada já existente. O Sínodo está organizado. Desenvolve atividades através das diversas coordenações. Existe um Plano de Ação Missionária que indica prioridades a serem observadas. Como se costuma dizer: Não temos que inventar a roda, mas fazê-la girar, fortalecendo a nossa identidade como IECLB e a nossa missão para sermos comunidades atrativas, inclusivas e missionárias.
Me disponho a assumir o pastorado sinodal e desenvolvê-lo como:
um projeto coletivo, ouvindo e mantendo proximidade com as atividades comunitárias; fortalecendo a vida em comunhão; buscando um relacionamento saudável e motivador entre os ministros e ministras, lideranças, comunidades; avançando na compreensão de diaconia e de como ela faz parte de todo o nosso ser Igreja de Jesus Cristo.
Agradeço as lideranças da Comunidade em Picada 48 Baixa que apoiaram a minha candidatura, aos colegas de diálogo e a todos e todas que manifestam o seu apoio.
Pastor Vanderlei Closs, da Paróquia Trindade em Ivoti
Sou Vanderlei Closs (55 anos), pastor da IECLB. Natural de Teutônia/RS, casado com Eliza e pai do Arthur e da Carolina. Fiz a formação acadêmica na Faculdades EST. Sou especialista em Aconselhamento e Psicologia Pastoral. Fui ordenado pastor em 1995. Trabalhei em 3 paróquias até o presente momento: Canguçu/RS (interior), Passo Fundo/RS e Ivoti (desde 2009).
Exerci o cargo de vice- orientador ministerial na coordenação do Trabalho da 3ª Idade (Sínodo Sul-Rio-Grandense), vice-orientador ministerial e orientador ministerial da OASE (Sínodos Planalto Rio-Grandense e Nordeste Gaúcho).
Exerci o cargo de vice-pastor sinodal do Sínodo Planalto Rio-Grandense no período de 2007/2008.
Fui professor e pastor escolar do Instituto Educacional de Passo Fundo (2005/2008).
Sou e fui mentor de 6 PPHMs. Sou representante do Sínodo Nordeste Gaúcho no Conselho Nacional de Educação Cristã Contínua (ECC).
Fomos criados e somos amados por Deus (Salmo 139). Estamos neste mundo para servir e ajudar as pessoas a amar a Deus e o seu próximo de coração. E assim contribuir para que haja vida e vida em abundância para todos e todas.
Como pastor sinodal, quero incentivar as comunidades a fazerem a diferença nos seus contextos, levando o evangelho a transformar a vida das pessoas, incentivando e me colocando ao lado dos ministros e ministras e das lideranças das comunidades.
Precisamos urgentemente resgatar as pessoas afastadas e desanimadas trazendo-as de volta a comunhão e a alegria da vida comunitária e cuidar dos fracos e necessitados.