No dia 13 de dezembro a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Rio das Antas realizou o já tradicional almoço de Advento. O cardápio, desta vez, não foi o atrativo maior. Ainda assim não deixou de ser saboroso e teve também chope artesanal elaborado por um membro da comunidade. Este ano o almoço teve como cardápio especial o lançamento do livro que conta a presença alemã no alto vale do Rio do Peixe.
O professor Odelir Neves e a professora Neusa de Lourdes Gasparotto realizaram um amplo estudo sobre a presença dos imigrantes alemães na região de Rio das Antas, Caçador e Videira, com uma concentração maior em Rio das Antas. O livro trata das dificuldades enfrentadas pelos imigrantes e seus descendentes na formação da cultura e economia nesta região. A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana foi escolhida para este lançamento por que a fé e as comunidades são parte importante na unidade destes imigrantes, bem como na formação cultural que existe hoje.
Com a presença de autoridades o livro foi apresentado e presenteado à comunidade e aos presentes. Destaca-se que muito da história tem agora a sua fixação escrita e não cairá no esquecimento. Muitas das histórias foram coletadas em entrevistas com as pessoas mais velhas da comunidade durante a pesquisa feita. O livro é um documento destas histórias, acompanhadas de muitas fotografias de época.
Com certeza foi um almoço em que se degustou muita coisa, comida gostosa, chope de qualidade e muitas histórias das alegrias e dificuldades dos nossos antepassados.