E como tu tá? Seja forte e corajoso, seja forte e corajosa! Não tenha medo, nem te espantes, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for! (Josué 1.9).
Nos dias 18 a 21 de fevereiro, feriado de Carnaval, estiveram reunidas pessoas jovens do Sínodo Centro-Campanha Sul, no Acampamento Repartir Juntos e Juntas (ARJ), nas dependências da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Agudo/RS.
Para refletir o tema E como tu tá?, quatro painéis temáticos integraram a programação do ARJ:
E como tu tá contigo? Com a psicóloga Carina Bublitz, de Vera Cruz/RS, fomos questionados e questionadas: como está nosso autoconhecimento? Em nossa vida, enfrentamos momentos de intensa felicidade, mas também de medo e tristeza. O desafio do painel é cuidar-se, pois somos filhos e filhas de Deus.
E como tu tá com o próximo e a próxima? Com o P. Edson Pilz, de Santa Cruz do Sul/RS, e P. Marcos Aurélio de Oliveira, de Chapecó/SC, o desafio deixado foi exercitar o cuidado mútuo e o perdão. Quando Deus criou o mundo, “Ele viu que tudo o que havia feito era muito bom” (Gn 1.31). Cada ser é especial para Deus. Vemos isto na outra pessoa? Estamos cuidando uns dos outros, umas das outras?
E como tu tá com a Criação? Boas práticas de cuidado com a Criação de Deus são nosso compromisso como pessoas batizadas. E, a partir da experiência da horta comunitária de Teutônia, trazidas pela Pa. Cris Echelmeier, daquela localidade, somos também desafiados e desafiadas a refletir sobre as marcas que deixamos no mundo.
E como tu tá com a Comunidade? Com o P. Samuel Gausmann, de Santa Cruz do Sul/RS, fomos convidados e convidadas a refletir na comum unidade que forma a Comunidade de fé da qual fazemos parte. Além disso Deus está conosco e nós com Deus, estamos no seu cerne: D eu S. Nossa fé não é algo individualizado, mas precisamos de comunhão com Deus e a pessoa próxima.
Além disso, diversas outras atividades preencheram e enriqueceram a programação do ARJ, como a prática do Bibliolog, ministrado pela Pa. Adriane e P. Jandir Sossmaier, de Monte Alverne. Também houve tarde esportiva, gincana noturna, noite cultural, festa à fantasia, oficinas e muitos cantos com a banda formada por integrantes de diversos grupos de JE.
O Acampamento Repartir Juntos e Juntas 2023 possibilitou novas amizades, reencontros, reflexões e aprendizados, brincadeiras e muita comunhão! E com seu fim, permanecem a gratidão e o desejo pelo próximo ARJ!
Texto: Coordenação Sinodal da JE do Sínodo Centro-Campanha Sul