Cada olhar atento, salva de palmas de alegria, um sorriso estampado no rosto e um forte abraço parece resumir o que as pessoas jovens vivenciaram nos quatros dias do acampamento intersinodal das juventudes evangélicas dos sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense, pertencentes à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Mas não foi só isso. Este time composto por mais de 600 pessoas se comprometeu com a missão de Deus, criou muitos laços de amizade, responsabilizou-se pelo seu espaço e pelos seus pertences, colaborou com a coordenação geral e, principalmente, alimentou-se da palavra de Deus. Agora sim, talvez tenhamos um resumo mais claro do que aconteceu no Centro de Eventos Rodeio 12, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, durante o período do Carnaval.
Segundo a coordenadora da Pastoral da Criança e Juventude no Vale do Itajaí, Katilene Willms Labes, as palestras foram o ponto alto do encontro, principalmente a experiência em dividir por faixa etária. Katilene ainda alegrou-se com alguns investimentos na estrutura tornando o ambiente mais confortável. “Foi muito bonito ver a alegria das pessoas também nos momentos de folga, no período das brincadeiras, na hora das refeições. Foi tudo pensado com muito amor”.
O tema deste ano foi “A tua palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal”, acompanhado do lema “E o verbo se fez carne. João 1.14”. Durante os quatro dias estas pessoas ouviram atentas as palestras sobre esta temática e também sobre o tema do ano proposto pela IECLB. Além disso, diversas oficinas, tanto práticas quanto de reflexão, encorparam ainda mais a programação.
Lazer, esporte e cultura também estavam previstos durante a 38ª edição do acampamento. Uma tarde esportiva oportunizou confraternização em diversos esportes. A noite cultural foi o momento em que os grupos puderam expor alguma manifestação artística. Uma noite de integração também foi oferecida.
Durante o evento, as coordenações sinodais também realizaram seus congressos, que são assembleias para avaliar as ações missionárias da JE, propor novos desafios e eleger uma nova coordenação. No Vale do Itajaí foram eleitas as jovens Bianca Cristina Kofke (Paróquia Centro, Blumenau) para a coordenação sinodal e Thalia Jaqueline Schuh (Paróquia Apóstolo Paulo, Pomerode) para integrar o Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje). A jovem Jordana Urban (Paróquia Apóstolo Tiago, Jaraguá do Sul) foi eleita para a coordenação sinodal no Norte Catarinense, que terá como representante no Conaje, Christel Boncowski (Paróquia Apóstolo Tiago, Jaraguá do Sul).
Pessoas jovens que ouvem a palavra e participam do trabalho da Juventude Evangélica são marcadas por lindas experiências que farão diferença em suas vidas. A palavra provoca a juventude luterana a refletir sobre como o poder da Palavra de Deus os inspira a deixar sinais transformadores no mundo. Estes sinais representam todo e qualquer ato de amor que possa ser ofertado ao mundo, expressando ainda o valor e a essência da fé cristã, tal qual está escrito em Tiago 2:17: Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta, ressalta Katilene.