Os membros e visitantes da Igreja da Paz já sabem que chegada à época de Advento - tempo de espera do nascimento do menino Jesus, é também tempo de admirar uma das maiores e mais belas árvores naturais de natal de Joinville. Como tradicionalmente ocorre na Igreja da Paz, a árvore, ou melhor, as árvores de Natal foram instaladas na semana que antecedeu o 1º domingo de Advento. Um dos pontos altos do Culto a Velas (realizado no 1º Domingo de Advento pelo Coral da Paz), foi o acender das luzes das árvores.
Sim, são as árvores de natal - aqueles que entram na paróquia e olham diretamente para o altar vêem apenas uma árvore, mas se subirem ao altar e a olhar de lado irão ver as três árvores que unidas formam uma. Segundo o Sr. Gelson Efrom e Sr. Ingo Döhler, as três árvores representam o Pai, o Filho e o Espírito Santo, ou seja, a árvore é trina, mas é una. São estes senhores que anualmente trabalham abnegadamente com uma grande equipe a fim de otimizar o espírito natalino com a beleza da árvore de natal.
Existem várias histórias sobre a tradição de montar a árvore de Natal, inclusive relacionando sua origem a rituais pagãos, no entanto uma das histórias mais propagadas está ligada a Martim Lutero. Contam que Lutero, ao passar por um bosque teria observado a maravilhosa beleza das estrelas no céu, que brilhavam entre os ramos dos pinheiros cobertos de neve. Com algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta. Segundo essa história, não havia em Lutero qualquer intenção de culto ou adoração.
Independentemente da origem da árvore de Natal ser pagã ou cristã, o que importa é o seu significado para cada um atualmente, pois afinal, somos nós que conferimos poder aos símbolos, e este poder está relacionado diretamente com a pureza e cristandade de nossos sentimentos.
Para você admirar a árvore de Natal da Igreja da Paz, convidamos toda comunidade para os próximos cultos discriminados abaixo, e em especial para o culto da véspera de natal, dia 24 às 18h, que terá uma programação especial com o Coral da Paz e com as crianças do Culto Infantil.
14 de dezembro – Culto de Oração às 18h30min
19 de dezembro – Culto às 9h e às 19h
21 de dezembro – Culto de Oração às 18h30min
24 de dezembro – Vigília de Natal – 18h
25 de dezembro – Culto de Natal – 10h
Daniele Haak
Departamento de Comunicação Paróquia da Paz