A Diaconia oportuniza mudanças, ela transforma. Porque digo isto? Explico. No decorrer da semana passada eu recebi o convite para assistir a Defesa do Projeto Final do Mestrado em Design da mestranda Maria Odete Stahn. Eu conheci a Maria Odete faz uns 8 anos. Ela é membro da Paróquia São Mateus, em Joinville. E nesta Paróquia ela atua nas atividades diaconais. E o Projeto Pontos de Amor é a atividade em que ela mais se envolveu nos últimos 5 anos. Acompanhou o grupo bem de perto, partilhou o seu saber, ouviu, ensinou, caminhou junto com as 40 mulheres que se reúnem para aprender, ensinar, trabalhar, ter comunhão umas com as outras. E foi neste ambiente de troca que a Maria Odete optou em focar o seu mestrado em cima deste projeto diaconal. Ela intitulou a sua pesquisa de “ A Pesquisa Ação e o Design Participativo: Sensibilidade e Empatia para Abordagem de Grupos Sociais “ Enquanto eu assistia a apresentação da Maria Odete, eu me orgulhava da Diaconia baseada na confecionalidade Luterana. Ela enxerga, ouve, sente, compreende a pessoa integralmente, e este jeito de ser, de atuar, gera transformação. Este foi o testemunho que a mestranda grifou na sua defesa.
“As mulheres que participam do projeto diaconal foram e continuam sendo transformadas” E no final de sua apresentação a Armi Lange, coordenadora do Projeto Pontos de Amor, prestou o seu depoimento, sublinhando a fala da Maria Odete, afirmando que as mudanças aconteceram dentro do grupo a partir do saber profissional da Maria Odete. Os trabalhos manuais e artesanais ficaram bem mais bonitos, afinal, tínhamos conosco uma pessoa formada em Design, explicou Armi.
Para mim foi um presente, um privilégio poder ter assistido a mestranda Maria Odete falar com propriedade e convicção da Diaconia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Eu não podia deixar de partilhar com vocês este momento que me fez muito bem. Contar as coisas bonitas que acontecem nos faz muito bem. Gente, foi emocionante !!! Foi lindo !!!
Parabéns, Mestre Maria Odete pela conquista alcançada e obrigada pelo convite.