A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Bairro dos Pires da paróquia de Limeira, SP, celebrou os 140 anos de história. A programação principal do jubileu iniciou na quinta-feira, dia 03 de outubro com Culto de Ação de Graças. No domingo, dia 05, a Comunidade em culto, acompanhada pelos membros das comunidades da Paróquia (Ribeirão Preto e Limeira) e convidados, junto com membros do Conselho Sinodal, o Presidente do Sínodo Sudeste e do Conselho da Igreja, o Pastor Sinodal, louvaram a Deus por seus presentes e por sua presença em toda a história da comunidade e nas vidas dos membros, lideranças e ministros pastores. Trouxeram ao altar símbolos que comunicaram aspectos da chegada ao Brasil e à região, os símbolos dos desafios enfrentados, também dos sofrimentos e dificuldades.
Com sua cultura, com os seus limites, por mais de 10 anos escravos nas fazendas do café até pagarem suas dívidas e, depois, adquirirem a terra para a própria sobrevivência, com esperança e fé, cantando hinos, reunindo para orações e estudo da Palavra, construíram centro comunitário, escola e depois o templo. Foram testemunhas do Deus da graça que se faz presente na vida do dia-a-dia, que se coloca ao lado nos momentos de perda, de aflição, de saudade, de fraqueza, de medos e, por amor, se revela e prepara a todas e todos para o novo. Trouxeram para a região uma nova maneira de viver a fé cristã, a vida comunitária de fé alicerçada na Palavra de Deus, nos seus sacramentos e nos seus mandamentos.
No anúncio da Palavra o Pastor Sinodal, Guilherme Lieven, afirmou que a história dos 140 anos da comunidade deixa para as novas gerações o desafio da missão e do testemunho do Deus presente na realidade da vida, o Deus da Cruz, que insiste na reconciliação e na transformação da morte em vida, sem mediação, que não permite prendê-lo e nem transformá-lo em mercadoria de consumo.
A história foi contata. A Deus a comunidade louvou. Impulsos novos foram dados. Na saída do Templo a comunidade se reuniu para plantar uma jabuticabeira e, assim, simbolizar a paciência e a esperança, o compromisso das novas gerações em reunir todos a sombra da árvore e partilhar a vida com fé, sem fazer distinções, com amor a sua terra e ao povo que partilha a luta pela sobrevivência e dignidade.
Após o culto a festa do jubileu continuou com a confraternização, que exigiu organização, participação, cuidado e o empenho de muitos. Não faltou a apresentação da orquestra dos violeiros da cidade de Limeira.
Parabéns comunidade de Pires!