O Colégio Sinodal de São Leopoldo é fruto do trabalho de muitas mãos. Foi inaugurado, em 1936, no dia em que o Sínodo Riograndense celebrava 50 anos (19/05). Foi desejado e sonhado por muitas pessoas das comunidades; construído com doações de inúmeras pessoas e instituições.
Neste ano de 2021, o colégio celebra 85 anos em meio à difícil situação de crise de seguridade alimentar em nosso meio. E, para marcar os 85 anos, entre outras iniciativas, promoveu uma arrecadação de alimentos: o objetivo era reunir - em um mês - 8,5 toneladas. O destino dessas doações foi o Banco de Alimentos do Vale do Sinos que, desde o início da campanha, diariamente, foi levando os produtos já arrecadados e destinando-os para entidades sociais de São Leopoldo, Portão, Sapucaia do Sul e Esteio.
Uma campanha bastante ousada, mas revestida e movida pelo espírito diaconal que acompanha as instituições ligadas à IECLB. O envolvimento da comunidade escolar foi empolgante e o resultado, extraordinário; não só se alcançou o objetivo, mas o número foi ultrapassado com folga: 12,1 toneladas arrecadadas em um mês. Foi emocionante perceber a comunidade escolar envolvida nesse trabalho conjunto para, de forma livre e movida pela ação diaconal, contribuir com as pessoas empobrecidas nestes tempos difíceis e de crise alimentar.
Agora, as alunas e os alunos do grupo de voluntariado do Grêmio Estudantil Pastor Rudolfo Saenger estão lançando a campanha “8,5+ (plus) – quem arrecadou 8,5 pode mais”. O objetivo é continuar a campanha inicial e ampliá-la para arrecadar, além de alimentos, também agasalhos. O amor e a misericórdia são contagiantes – a diaconia é um chamado para todas as pessoas e instituições a partir da graça de Deus.