Em 23 de junho de 2010 comemoramos 62 anos de atividades de nosso grupo.
São Francisco do Sul é considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil. Possui um porto pelo qual, no passado, muitos imigrantes chegaram com seus costumes, hábitos e crenças, sendo que entre eles trouxeram junto o costume do encontro de senhoras amigas na comunidade cristã.
A motivação inicial de um grupo de atividades que acabaram em OASE sempre “foi”, “é” e “será”: reunir-se com o objetivo de ajudar alguém ou uma comunidade. Assim o nosso grupo teve seu início oficial em 23 de março de 1948. Em 1952 o grupo passou a ser chamado de Sociedade de Senhoras e, em 1964, filiou-se à OASE da II Região de Joinville. Em 1992 passou a denominar-se de OASE Adele, em homenagem a uma fundadora do grupo, Sra. Adele Ferreira.
Como o lema do Roteiro da OASE para este ano é: “Como uma árvore frondosa”, resolvemos abordar este tema em nosso dia festivo também. Junto ao altar estava um painel pintado com uma árvore e suas folhas, galhos, flores e frutas, simbolizando o nosso grupo de OASE.
Em sua meditação a Pastora Cristina Scherer comparou as mulheres a uma árvore em suas diversas estações do ano, lembrando nossas atividades do dia-a-dia. Ela lembrou: “Assim como a árvore, a OASE também é sinal de vida, de abrigo, de compartilhar, de bons frutos, de sombra gostosa no calor do verão... assim como árvore a OASE também perdeu algumas folhas, integrantes preciosas que deixaram sua marca no grupo e na comunidade, assim como a árvore a OASE se renova e surgem novos brotos, novas integrantes, mulheres que contagiam com sua alegria, força, dedicação e empenho no servir... assim como a árvore, a OASE tem sua raiz firme que não é abalada jamais, faça chuva ou sol, em Jesus Cristo, nosso rei e Senhor da Igreja e motivação da nossa alegria, comunhão, testemunho e serviço.”
Fomos lembradas que todas somos árvores frondosas com nossa alegria e amizade; frutíferas com nosso trabalho e auxílio na comunidade; somos uma sombra refrescante com sorrisos, encantos e apoio, e aquecemos com nossos abraços, orações, acolhimento e atenção. Mas o mais importante é que somos árvores com raízes bem profundas, sustentadas pela fé e vivência do evangelho, sendo que nenhum vento ou tempestade poderá nos arrancar de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Florido estava o salão com as flores recebidas. Todas as senhoras estavam felizes em poder receber as irmãs de outros grupos do Núcleo Joinville, do qual a OASE Adele é o grupo mais antigo.
Foram homenageadas algumas senhoras: Maria Bering: uma fundadora do grupo; Jair Costa: pelo seu dom musical colocado a serviço da comunidade e OASE por muitos anos; Mary Fischer Perez: neta de uma fundadora – Maria Nickel, sendo assim a terceira geração na OASE; Clementina Schmelzer: por ser a participante do grupo há 55 anos.
A pastora ainda lembrou: “Que vocês possam, cada uma do seu jeito, perfumar, embelezar, aquecer, brilhar, frutificar e acolher na vida comunitária, quer seja na primavera, no verão, no outono ou no inverno, em todo tempo, e para todas as pessoas. Que o Deus da vida e do amor lhes abençoe e proteja na caminhada, parabéns para a OASE Adele de São Francisco do Sul.”