O Conselho sinodal de música com a preocupação de oferecer uma formação contínua a pessoas com interesse ao ministério da música na igreja, promoveu mais uma oficina. A 4ª edição aconteceu em Cachoeira-Guarapuava, dias 20 a 22 de agosto de 2010. Um lugar maravilhoso e que com certeza contribuiu para a reflexão do fazer musical.
Aconteceram Oficinas de: Função do músico na igreja, Técnica vocal, Arranjo e prática e a participação do Grupo da Escola Popular da Alemanha com a oficina de samba.
Desde a primeira Oficina o tema central foi à música no culto, escrevo aqui reflexões importantes a partir destes eventos.
“A oficina de Música nos traz luzes. Talvez, saiamos daqui sem respostas. Mas, se sairmos com perguntas, já alcançamos o objetivo. Somos povo luterano em terras brasileiras. Temos uma longa tradição musical e uma abertura dialogal. Devemos manter uma postura de abertura ao novo e fundamentação nas escrituras e na história de nossas comunidades. E tudo isso é dádiva de Deus”.
Louis Marcelo Illenseer
Na teologia luterana o ministério é visto como uma grandeza autônoma, um todo, um algo em si:
“O único ministério que há, a rigor, na igreja, é o de testemunhar o Evangelho de Cristo, e está confiada a comunidade! Todos os outros ministérios específicos, criados pela comunidade ou igreja, devem estar a serviço deste”. (Nossa Fé, Nossa Vida).
A Igreja necessita de pessoas que se responsabilizem pubicamente e de maneira contínua pela tarefa de enfatizar a sua dependência fundamental em relação a Jesus Cristo. O ministério da Música também tem esta responsabilidade, por isso à importância de oferecer formação contínua a quem atua nesta área também.
Cleonir Geandro Zimmermann
Devemos assim nos preocupar que a música deve estar a serviço de Deus, servir conscientes que a música é “um” dos elementos importantes e que o foco é o louvor a Deus, devemos cuidar para que a música não tenha somente um papel de entretenimento da comunidade, mas da participação dela e que a nossa postura seja de pensar, sentir e agir de forma clara e em sintonia com os oficiantes do culto.
Lislie Moraes de Carvalho Koester
Coordenadora Sinodal de Música
Presidente do Conselho Nacional de Música da IECLB