4ª lei da qualidade de vida: GERENCIAR OS PENSAMENTOS

A 5ª lei da qualidade de vida é GERENCIAR OS PENSAMENTOS

Nós não paramos de pensar em nenhum segundo, mas temos pensamentos conscientes e os inconscientes.
Gerenciar os pensamentos é controlar, cuidar, decidir ser livre para pensar, exercer domínio sobre os pensamentos que debilitam, bloqueiam e produzem transtornos psíquicos.

Devemos ter uma mente relaxada, tranquila, com pensamentos não agitados e não ficar remoendo problemas do passado e nem do futuro.
“A vida do homem é guiada por seus pensamentos.” (anônimo).

Existe uma rica produção de pensamentos produzida por três outros fenômenos inconsciente, que podemos afirmar que o “eu” sem eles não se formaria. Não saberíamos quem somos, não teríamos identidade. Pois, antes de o “eu” começar a ter consciência de si mesmo, ele precisa de milhões de pensamentos arquivados na memória nos primeiros anos de vida. São eles: Gatilho da Memória, Fenômeno do Autofluxo e Janela da Memória.

Gatilho da Memória é quando um som, imagem, cheiro (bom ou ruim) é interpretado imediatamente, em milésimos de segundo.
Fenômeno do Autofluxo produz os pensamentos que nos distraem, nos animam, nos fazem sonhar. É o “mundo da lua”. Mas hoje também se tornou a maior fonte de ansiedade, preocupação e terrorismo psicológico.

Janela da Memória é onde podemos construir pensamentos bons e maus, mas será visto mais adiante.
Pensar é excelente, mas pensar demais e sem qualidade pode ser um grande problema. Temos como exemplo:
Pensamento Inquietante, como o nome já diz, são pessoas que pensam em tudo ao mesmo tempo, não tem parada, tornam-se ansiosas, irritadas, tristes, estressantes. Vivem cansadas. Principalmente se o pensamento for negativo.

Pensamento Acelerado, a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), é caracterizada pela ansiedade, insatisfação, esquecimento, falta de concentração, inquietação, cansaço físico, dores de cabeça e musculares. É a velocidade trazendo o excesso de pensamento e, pior, pessoas que vivem o presente em função dos problemas passados remoendo-os, ou o pensamento antecipatório; isto é; sofrendo com antecipação com coisas ainda não reais.

Use a técnica de fazer o DCD (Duvidar, Criticar, Determinar).
Duvide de tudo em que você crê e que o perturbe (superar desafios, conflitos, dificuldades).
Critique cada ideia pessimista, negativa, pensamento antecipatório.
Depois de treinar bem a arte de duvidar e criticar Determine ser alegre, seguro, forte.

O MESTRE DOS MESTRES DA QUALIDADE DE VIDA: O MESTRE DO GERENCIAMENTO DOS PENSAMENTOS.

Como já vimos anteriormente (na 2ª lei) Jesus não teve uma infância muito fácil, mas mesmo assim era muito dócil, calmo. No entanto o que nos impressiona é que Ele sabia que ia morrer e mesmo assim não sofria pelo passado nem pelo futuro mais do que o necessário. Ele vivia o presente, dizendo: ”Basta a cada dia o seu próprio mal”.
Através de parábolas e perguntas (costumava responder perguntas com outras perguntas) Ele fazia com que as pessoas pensassem, questionassem, criticassem antes de reagirem. Foi sem dúvida o maior formador de pensadores. Os que o seguiram aprenderam grandes lições, reconheceram seus limites, não tinham medo de suas falhas e enfrentaram seus pensamentos. Entenderam que não adiantava mudar o mundo de fora se primeiro não mudassem o seu próprio mundo.
“Nunca estão sozinhos, os que vão acompanhados por nobres pensamentos.” P. Sydney

Silvia Renate Baxmann Carrupt

Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br