4ª lei da qualidade de vida: GERENCIAR OS PENSAMENTOS

A 5ª lei da qualidade de vida é GERENCIAR OS PENSAMENTOS

Nós não paramos de pensar em nenhum segundo, mas temos pensamentos conscientes e os inconscientes.
Gerenciar os pensamentos é controlar, cuidar, decidir ser livre para pensar, exercer domínio sobre os pensamentos que debilitam, bloqueiam e produzem transtornos psíquicos.

Devemos ter uma mente relaxada, tranquila, com pensamentos não agitados e não ficar remoendo problemas do passado e nem do futuro.
“A vida do homem é guiada por seus pensamentos.” (anônimo).

Existe uma rica produção de pensamentos produzida por três outros fenômenos inconsciente, que podemos afirmar que o “eu” sem eles não se formaria. Não saberíamos quem somos, não teríamos identidade. Pois, antes de o “eu” começar a ter consciência de si mesmo, ele precisa de milhões de pensamentos arquivados na memória nos primeiros anos de vida. São eles: Gatilho da Memória, Fenômeno do Autofluxo e Janela da Memória.

Gatilho da Memória é quando um som, imagem, cheiro (bom ou ruim) é interpretado imediatamente, em milésimos de segundo.
Fenômeno do Autofluxo produz os pensamentos que nos distraem, nos animam, nos fazem sonhar. É o “mundo da lua”. Mas hoje também se tornou a maior fonte de ansiedade, preocupação e terrorismo psicológico.

Janela da Memória é onde podemos construir pensamentos bons e maus, mas será visto mais adiante.
Pensar é excelente, mas pensar demais e sem qualidade pode ser um grande problema. Temos como exemplo:
Pensamento Inquietante, como o nome já diz, são pessoas que pensam em tudo ao mesmo tempo, não tem parada, tornam-se ansiosas, irritadas, tristes, estressantes. Vivem cansadas. Principalmente se o pensamento for negativo.

Pensamento Acelerado, a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), é caracterizada pela ansiedade, insatisfação, esquecimento, falta de concentração, inquietação, cansaço físico, dores de cabeça e musculares. É a velocidade trazendo o excesso de pensamento e, pior, pessoas que vivem o presente em função dos problemas passados remoendo-os, ou o pensamento antecipatório; isto é; sofrendo com antecipação com coisas ainda não reais.

Use a técnica de fazer o DCD (Duvidar, Criticar, Determinar).
Duvide de tudo em que você crê e que o perturbe (superar desafios, conflitos, dificuldades).
Critique cada ideia pessimista, negativa, pensamento antecipatório.
Depois de treinar bem a arte de duvidar e criticar Determine ser alegre, seguro, forte.

O MESTRE DOS MESTRES DA QUALIDADE DE VIDA: O MESTRE DO GERENCIAMENTO DOS PENSAMENTOS.

Como já vimos anteriormente (na 2ª lei) Jesus não teve uma infância muito fácil, mas mesmo assim era muito dócil, calmo. No entanto o que nos impressiona é que Ele sabia que ia morrer e mesmo assim não sofria pelo passado nem pelo futuro mais do que o necessário. Ele vivia o presente, dizendo: ”Basta a cada dia o seu próprio mal”.
Através de parábolas e perguntas (costumava responder perguntas com outras perguntas) Ele fazia com que as pessoas pensassem, questionassem, criticassem antes de reagirem. Foi sem dúvida o maior formador de pensadores. Os que o seguiram aprenderam grandes lições, reconheceram seus limites, não tinham medo de suas falhas e enfrentaram seus pensamentos. Entenderam que não adiantava mudar o mundo de fora se primeiro não mudassem o seu próprio mundo.
“Nunca estão sozinhos, os que vão acompanhados por nobres pensamentos.” P. Sydney

Silvia Renate Baxmann Carrupt

Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br