Nos dias 08 a 12 de janeiro de 2020, estiveram reunidos na Comunidade Evangélica de Buriti, Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Buriti, município de Santo Ângelo–RS jovens vindos dos Sínodos Uruguai, Planalto e Noroeste Riograndense para o 37º Acampamento Repartir Juntos(ARJ). Durante o ARJ os jovens participaram de celebrações, palestras, altas horas, oficinas, passeio às Ruínas de São Miguel, puderam rever amigos, fazer novas amizades, refletir sobre o Batismo abraço de Deus.
Os palestrantes Pastora Eliana Binsfelt, Pastor Marcos Aurélio Oliveira e a Pastora Presidente Sílvia Beatrice Genz motivaram os jovens a refletir sobre o tema do ano 2020: Viver o Batismo, e o lema: Eu escolhi vocês para que deem fruto João 15.16.
As palestras motivaram os jovens a refletir a respeito do batismo como abraço de Deus, marca de pertencimento e comprometimento com o mesmo. No batismo Deus nos escolheu, conforme Jo.15.16 “Eu escolhi vocês”. É chamado, é sinal de amor, pois fora Jesus que se entregou por nós. Batismo é sinal de amor eterno. Pertencemos ao reino de Deus, desde o ventre de nossa mãe, e ao sermos batizados recebemos nossa vocação e missão de sermos como aquele que mais nos amou, e que nos guia e esta sempre conosco; como explica Mateus, no capítulo 28 e eis que Eu estou convosco até o fim dos tempos. Essa pequena semente, que Deus gentilmente semeia em nós, brota e dela nasce o amor, cresce e nos faz irmãs e irmãos. Deus nunca nos abandona, Ele compromete-se conosco no Batismo, e espera que demos frutos bons, e vivamos em Cristo, sendo diferente entre os iguais.
Ser batizado é seguir o exemplo de Jesus, é ser bom, confiável, fiel, amoroso, é ser cristão autentico! Ao sermos batizados carregamos a marca que confirma o quão amados somos. Por isso, somos chamados a viver nosso Batismo cuidando plenamente da vida, presente de Deus. Ações diárias que parecem pequenas demonstram a forma que podemos estar rememorando data tão importante. Viver o batismo é amar ao próximo. Alimentar a pessoa faminta, orar com aqueles que sofrem, abraçar aqueles que choram, todas essas ações mostram que somos batizando e pertencemos a Deus. Testemunhar o batismo se dá a partir do amar sem olhar a quem, de praticar a diaconia, do louvar e seguir a Deus diariamente. Isso mostra que somos uma igreja viva, que não se limita em propagar a palavra, uma igreja que acolhe, ama, conduz todos e todas de forma igual. As palavras, da pastora presidente Pa. Sílvia Genz “Vendo vocês eu vejo que nossa igreja tem presente e futuro”, fizeram os jovens perceber que são parte do corpo de Cristo chamado a fazer a diferença, dando bons frutos.
O encontro ainda proporcionou momentos de comunhão, reflexão e de integração nas oficinas de: Depressão e suicídio entre os Jovens; Drogas e preservação da vida; Bíblia com Sabor; Dança Gauchesca; Tay Day; Preservação e recuperação das águas; Jogos da Paz; Agroecologia e frutas nativas; Atividade Física Funcional; Tererê com Bíblia.
A participação de representantes do COMIN e do povo indígena Guarani ajudou os jovens a conhecer e respeitar a cultura indígena e proporcionou momentos de integração. O passeio às Ruínas de São Miguel e o espetáculo Som e Luz levaram à reflexão a respeito da história de povos que foram massacrados. Também lembramos que o primeiro ARJ aconteceu nas proximidades das Ruínas de São Miguel.
O encerramento aconteceu no domingo, 12 de janeiro, com culto de rememoração do batismo e pregação da Pastora Presidente Sílvia Beatrice Genz que motivou os jovens e a comunidade a vivenciar o batismo no dia a dia, pois fomos escolhidos e escolhidas por Deus para dar fruto.
Pa. Mariza Sandra Scheffler Allebrandt e Pa. Ligiane Fernandes Coordenadoras Juventude Evangélica do Sínodo Noroeste Riograndense
Pela Comissão Organizadora do 37º ARJ