Aconteceu nos dias 18-22 de Janeiro de 2017 o 34º Acampamento Repartir Juntos (ARJ) em São Borja - RS. É um encontro intersinodal que abranje a área da antiga Região Eclesiástica III - Sínodos Noroeste Rio-Grandense, Planalto Rio-Grandense e Uruguai, respectivamente. O local do encontro é definido em forma de rodízio e a organização é asssumida pela Comissão eleita na Assembleia que acontece no encerramento do ARJ.
No ano em que celebramos 500 anos da Reforma Luterana, o tema foi inspirado nos quatro pilares com os quais podemos resumir toda herança teológica de Martim Lutero: Somente graça, Somente Fé, somente Cristo e somente Escritura. Os palestrantes: P. Jair Luiz Holzschuh - Pastor Sinodal do Sínodo Uruguai, P. Olmiro Ribeiro Júnior, Pa. Ester Wilke e Pa. Sissi Blind (Prefeita de São Crisóvão do Sul/SC) trouxeram as descobertas de Lutero e a aplicação destas para a atualidade. Em resumo disseram: De que maneira posso ser aceito por Deus e ganhar a salvação? Somente pela graça (Ef 2.8-9). De que maneira recebo esta graça de Deus? Somente pela Fé (Rm 1.17; 5.1). Esta fé precisa estar agarrada em quem? Somente em Cristo (At 4.12).Onde está escrito isto tudo? Somente na Bíblia (2Tm 3.16).
Pela parte da tarde, os jovens tiveram a oportunidade de participar de oficinas como fotografia, dança, software para celular, pinturas em tecido Tie Dye, entre outras. Aconteceu a caminhada das Juventudes pela Vida com a participação da Juventude Católica, visita ao porto de São Borja e a definição de que em 2018 o ARJ acontece no Sínodo Planalto.
Importante ressaltar que todo o encontro aconteceu com muito humor, contado pela Sra. Perpétua e pelo Sr. Halbstein. O cientista Sr. Halbstein trouxe vários personagens relevantes para a Reforma em sua máquina do tempo como Felipe Melanchton, Martim Lutero,Catarina von Bora e Árgula von Grumbach que contaram sua colaboração nesta caminhada. Este teatro estava em consonância com o tema proposto: 1517...do passado ao Futuro... 2017. O lema bíblico escolhido diz: Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa, acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. 2Co 5.17.
Foram dias com muito calor e tempo bom, o que tronou agradável a moradia nas barracas sob as árvores de São Borja no parque de Exposição do Sindicato Rural. Uma mistura de saudade e alegria estavam presentes na celebração final, onde também aconteceu a celebração da Ceia do Senhor. Alegria pelo retorno para casa e com saudade das novas amizades que foram deixadas. As novas tecnologias por telefone e internet encurtam estas distâncias. Isto pode ser percebido no encontro pela destreza com que os jovens se comunicavam pelo telefone nos intervalos.
A equipe local esteve totalmente empenhada na organização e o fez com carinho. Um agradecimento a esta Paróquia, que mesmo sem ministro/a nesta ocasião, assumiu a organização com coragem e muito trabalho. O convite esté feito para o próximo ARJ que acontece em janeiro de 2018 no Sínodo Planalto Rio-Grandense.