Aconteceu no dia 17 de setembro de 2023, na Comunidade Luterana de Rio das Antas, o 30º Encontro de Coros do Núcleo Contestado - Sínodo Norte Catarinense. Foi um belíssimo Encontro feito a muitas mãos, vozes, corações e entonação, cada qual com sua tonalidade afetiva, para louvar ao Senhor. Participaram coros e grupos de várias localidades do Núcleo Contestado: Grupo de Canto Paroquial da Paróquia Planalto Central Catarinense, Coral Luterano de Rio Negro, Coral masculino Rio Mafra, Coral Shalom de Fraiburgo, Coral Luterano de Caçador e Coral Luterano de Rio das Antas.
O encontro organizado pelo coordenador de música do Núcleo do Contestado, Sr. Hans Müller e sua equipe contou com apresença das coordenadoras do Conselho Sinodal de Música do Sínodo Norte Catarinense, Henriette Hillbrech, Cladis Erzinger Steuernagel e Elisiana Klabunde, que participaram acompanhando o repertório do culto e Grande Coro com seus instrumentos juntamente com o trompetista Nelson Carlos Steuernagel.
Fizeram-se presentes o Vice-pastor Sinodal P. Me. Cristiano Ritzmann, que tambem é o acessor teológico do Conselho Sinodal de Música, o P. Ildo Franz, vice-assessor teológico do Conselho de Música do Núcleo Contestado, Pa. Guisla Darlene Eichelberger, pastora local e o P. Daniel Henrique Strege da Paróquia Unidos em Cristo, de Caçador e Fraiburgo, que conduziram a celebração do culto dominical com muita música e louvor. Na pregação, o P. Me. Cristiano Ritzmann, enfatizou que a música é instrumento para o anuncio da reconciliação e do perdão, que muitas vezes queremos construir muros entre nós, mas que o desejo de Deus que que construamos pontes que vão de encontro aos irmãos e irmãs.
Quando falamos de cantar em conjunto, cantar num coro estamos falando também de aprendizagem e de aquisição de competências. Que maravilha podermos ser favorecidos dentro das comunidades luteranas por este legado. Que bom que temos regentes engajados musicalmente e também com esta confessionalidade. Poder louvar a Deus através do canto, expressar nossa fé e apresentar-se diante dele com toda nossa vida é um ato de adoração. É expressar o belo, a arte em adoração.
Neste Encontro de Coros passamos por momentos emocionais de muita beleza. Deus é belo, sua santidade é bela e tudo o que dele vem deve ser reconhecido assim. Por isso, Glória a Deus por estes canais de expressão afetiva.
Gratidão pelos dons, pelo aprendizado, pelas competências e dedicação que envolvem este tipo de trabalho. Aos regentes de uma forma especial em trabalhar vozes, sentimentos, afetividade, enfim “afinando” a vida das pessoas.
Que nossos lábios nunca cessem em anunciar que “Há sinais de Paz e de Graça neste mundo que ainda é de Deus”. (Lindolfo Weingärtner LCI 582)