Entre os dias 17 e 22 de fevereiro, na Casa de Retiros de Cascavel/PR, aconteceu o 28º Acampamento Repartir Juntos. O encontro foi organizado pelo Sínodo Rio Paraná e contou com a participação de mais de 300 jovens oriundos de 17 diferentes comunidades. O tema do Acampamento foi “Conectados com Deus – Protagonistas no mundo” e o lema bíblico “Não deixem que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. (1Timoteo 4.12). O tema e o lema são os mesmos do Congrenaje que vai acontecer em julho, na cidade de Pelotas. A organização do acampamento optou em aproveitar o ARJ para iniciar a reflexão do tema com a intenção de já preparar e mobilizar os grupos para a participação no evento de julho.
As palestras foram conduzidas pelo P. Presidente da IECLB, Nestor Friedrich e pelo P. Olmiro Ribeiro Junior, que atua na pastoral escolar, em Horizontina/RS. O P. Presidente falou aos jovens a partir do Tema do Ano da Igreja “Comunidade Jovem – Igreja Viva” e o P. Olmiro falou sobre as conexões do jovem com Deus, com a família, com seu futuro, com a sociedade.
A PPHMP Janaina Hasse, que realiza seu período prático na Paróquia de Mercedes falou sobre sua caminhada desde a vocação para o estudo da teologia, sua formação em São Bento do Sul, na FLT, e como é se preparar para atuar no ministério ordenado na IECLB. A estudante de teologia Juliana Lindner, de Marechal Cândido Rondon, falou sobre sua experiência de estudar na EST, em São Leopoldo, onde se prepara para atuar no ministério diaconal da IECLB. Do programa ainda constaram as oficinas bíblicas, oficinas temáticas, olimpíadas modernas, noite cultural, baile à fantasia, muita integração e compartilhar de momentos inesquecíveis. O louvor ficou por conta das bandas dos grupos de jovens de Cascavel, Corbélia, Nova Santa Rosa e Maripá.
O ARJ é organizado por ministros, ministras e jovens representantes dos diferentes grupos que se reúnem ao longo do ano (cerca de 5 encontros) para sonhar e preparar o acampamento. O Acampamento é uma construção coletiva que traduz concretamente o que significa ser Comunidade Jovem – Igreja Viva de modo muito concreto no Sínodo Rio Paraná. Muito obrigado a todas as pessoas que auxiliaram na organização desse encontro que já se tornou inesquecível!