A terça-feira, 9 de abril, amanheceu sob forte neblina na região Sul do RS. Mas aos poucos a neblina deu lugar a um céu azul e bastante ensolarado. Não poderia ser mais apropriado para o Dia Sinodal de Saúde e Alimentação do Sínodo Sul-Rio-Grandense na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Lourenço do Sul, em frente à Praça Central da cidade. O Salão Castelo Forte ficou lotado com os aproximadamente 400 participantes, em sua grande maioria mulheres.
A programação iniciou após o café, servido no Salão 3 de Maio. A partir das 9h aconteceu a acolhida às participantes pela Coordenadora do Setor Sinodal de Saúde e Alimentação, Rejane Peter, bem como do presidente da Comunidade anfitriã, Valério Pinz e do pastor local, P. Artur Presser. Em seguida fez uso da palavra o Pastor Sinodal Fábio Steinert e o Orientador do Setor, o P. Marcos Fernando Casarin que dirigiu a meditação da manhã. As canções entoadas durante o evento foram coordenadas pelo teólogo Anderson Verdin, acompanhado por Zeloni Hobus e P. Sin. Fábio Steinert.
Em seguida a Coordenadora Rejane Peter passou a palavra para a palestrante da manhã, Patrícia Lovatto, professora da FURG/Fundação Universidade de Rio Grande, sob o tema AMAR-SE PARA AMAR A TERRA.
Ao meio-dia, como aconteceu em todas as edições anteriores, foi oferecido Almoço Ecológico, preparado pelo Buffet Tia Darli de Canguçu. Ainda durante o intervalo do almoço as participantes puderam visitar as Bancas convidadas para o evento e adquirir uma grande variedade de produtos agroecológicos. Havia frutas, verduras, sucos, grãos (arroz, feijão, trigo), amostras de sementes crioulas sob coordenação do CAPA-Núcleo Pelotas, bem como bancas de Farmácia Caseira Comunitária, Livros e mudas de Flores e Chás. Airton Iepsen, esteve presente no evento, fornecendo gratuitamente água quente para o chimarrão, bem como a erva-mate de que é representante.
À tarde, em diferentes ambientes aconteceram 4 Oficinas, sendo que as participantes puderam optar por uma delas. A oficina, com maior número de vagas reuniu-se no salão Castelo Forte, sob o tema ´INSETOS e PLANTAS´, tendo como coordenadora a palestrante da manhã, Patrícia Lovatto e da colaboradora do Coletivo da FURG, Profa. Dra. Letícia Hellwig.
Já na templo da comunidade (Igreja de Jesus) aconteceu a Oficina ´VIDA EM ABUNDÂNCIA´, com a Pa. Fabiane Schmidt Weiss. No salão 3 de Maio aconteceu a Oficina ´PLANTAS MEDICINAIS´ com Clair Franz Teske e na sala do Culto Infantil a Oficina ´FERMENTAÇÃO NATURAL´, sob a orientação de Neuza Maria Einhardt Fischer.
No encerramento o Orientador do Setor, P. em. Dietmar Teske leu Lucas 10.25-37 com distribuição de folha de Baleeira para cada uma das participantes. Convidou cada uma das coordenadoras de Oficina a trazerem uma breve palavra sobre o conteúdo da oficina que lideraram. As orientadoras de Oficina receberam da Coordenadora Rejane Peter e Vice Coordenadora Nair Timm Wiegand, um conjunto de plantas medicinais e temperos como sinal de gratidão pelo trabalho prestado ao Dia Sinodal de Saúde e Alimentação. Em seguida o P. Sin. Fábio Steinert conduziu a Oração de Intercessão, Pai Nosso, a Bênção e Envio pelos ministros e ministras presentes ao evento, encerrando assim o 23º. Dia Sinodal de Saúde e Alimentação. Antes da viagem de retorno aos seus lares, todas as participantes serviram café/chá e lanche.
Durante a celebração de encerramento o Sínodo fez recolhimento de ofertas em favor da Campanha Vai e Vem.
O Setor Sinodal de Saúde e Alimentação através de suas Coordenadoras Rejane Peter e Nair Timm Wiegand, Orientadores pastores Dietmar Teske e Marcos Fernando Casarin, bem como Lúcia Hartwig e Clair Franz Teske agradecem a todos e todas que participaram com seus dons e tempo na realização do Dia Sinodal de Saúde e Alimentação.
Texto escrito pelo P. em. Dietmar Teske
Fotos: Quédina Pieper Bierhals