O II Encontro Sinodal de Ministras aconteceu no dia 28 de novembro, na praia de Itajubá. Estiveram reunidas cinco ministras, quatro do ministério pastoral e uma do catequético, que refletiram sobre a atuação feminina nas comunidades e paróquias da IECLB, relações de cuidado que temos para conosco e desafios que são encarados em nossa atuação ministerial.
Fomos acolhidas com uma bela meditação para o tempo de Advento e logo após fizemos uma dinâmica reflexiva sobre nossa vida, comparando-a com as estações do ano. Lembramos que a teoria de relacionar as estações do ano com fases da vida ou com o jeito de ser das pessoas, tornou-se um símbolo, uma metáfora, um ponto de partida muito utilizado para, pedagogicamente, discutir nossos sentimentos e as fases mutáveis da vida de cada pessoa.
Foi um tempo bonito de reencontro, partilha e fortalecimento para a caminhada do ministério feminino na IECLB. Um tempo para ouvir, conversar, amparar, buscar forças para o dia-a-dia a partir da auto-afirmarão e valorização de quem somos e do que fazemos.
Durante a tarde tivemos um momento de conversa com o Pastor Sinodal.
Para o próximo ano já estão agendados dois encontros sinodais de ministras do Sínodo Norte Catarinense. Agradecemos ao apoio do Sínodo e a todas que partilharam e continuam partilhando fases da vida, comparando-as com a primavera, verão, outono ou inverno.