Nos dias 10 e 11 de novembro, no Centro de Eventos Rodeio 12, com 60 participantes, aconteceu o 17° Encontro de Pastores eméritos, Esposas e Viúvas de Pastores.
Pela manhã, o coordenador P. em. Werner Brunkem acolheu a todas e todos, que vieram dos Sínodos Paranapanema, Norte Catarinense, Vale do Itajaí e Centro Sul Catarinense, anunciando o tema: Como a IECLB trabalha a questão da Confessionalidade e da Unidade em meio de tantas manifestações de fé diferentes nas Comunidades”. Desde a meditação e oração de abertura os eméritos cantores e cantoras, acompanhados por Silvia Zischler ao piano marcaram o tom do encontro - participação, envolvimento, partilha, diálogo e alegria.
Madalena e Walter Altmann vieram de São Leopoldo e representaram o grupo de pastores eméritos, esposas e viúvas, residentes no Rio Grande do Sul. A viúva Ilse Heim veio de Santa Leopoldina, ES e agradeceu a oportunidade de participar tal como em anos anteriores. O Secretário P. Marcos Bechert, da Secretaria dos Ministérios com Ordenação da IECLB foi acolhido com gratidão e com o destaque á presença de representante da Secretaria Geral e da Presidência da IECLB no encontro.
Ao abordar o tema do 17º Encontro, o P. Marcos mencionou que a busca e cuidados pela confessionalidade estão presentes na história do povo de Deus. Para ilustrar citou os dez mandamentos, o Hino Cristológico (Fl 2.6-11) e a confissão do discípulo Pedro a Jesus (Mt 16.16). Afirmou que a confessionalidade e unidade é uma tarefa constante na IECLB, desde as comunidades até a Direção da Igreja. Ela exige apontar sempre para o centro da fé cristã, orientar a evangelização, a proclamação, a diaconia e a comunhão.
Outros importantes assuntos, tais como: Aposentadoria, Caixa de Pecúlio, posicionamentos e encaminhamentos transitaram na pauta do encontro.
Não faltaram momentos de descontração, planejados ou informais. Durante as refeições, o ambiente do refeitório traduziu a espontaneidade e a bonita necessidade de contar histórias, partilhar alegrias e sofrimentos, avaliações e esperanças. O 17º Encontro de Pastores eméritos, Esposas e Viúvas de Pastores novamente deu visibilidade à vida da Igreja que passa por todos e todas chamados e chamadas por Deus para servir com liberdade, alegria e gratidão.
Ao final, na avaliação, foi unânime a eleição do culto eucarístico como o momento singular do encontro. Ouviu-se repetidas vezes: “Como é gratificante estar num culto com a liturgia, hinos, proclamação, administração do sacramento da ceia, que edifica a unidade da nossa Igreja e nos faz tão bem”.
O Pastor Marcos Bechert, convidado para a proclamação da Palavra no culto, a partir de At. 2.42-47 acentuou os 4 pilares da igreja cristã: a perseverança na doutrina dos apóstolos, a comunhão, o partir do pão e a oração, comparando-os às 4 ênfases do PAMI: Comunhão, Evangelização, Liturgia e Diaconia. Disse que a comunidade primitiva é inspiradora para a IECLB, que quer construir comunidades celebrativas, acolhedoras e missionárias a partir do projeto de amor de Deus. Ao final, afirmou que o encontro é uma expressão concreta da comunhão, o que permite celebrar as alegrias da aposentadoria e partilhar dificuldades.
O encerramento do encontro contou com a presença do Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, Breno Willrich, que respaldou a importância do Encontro.
A gratidão, reflexão, alegrias, celebração e comunhão motivaram e apontaram para o 18º encontro, que foi agendado para 25 e 26 de outubro de 2016.