A Comunidade Evangélica e a OASE de Lajeado sediaram nesta terça-feira, 22 de setembro, o 17º Dia Sinodal da OASE do Sínodo Vale do Taquari. A abertura do encontro contou com dois cantos entoados pelo coro da OASE local e com pronunciamentos da Presidente Sinodal da OASE, Sra. Loiva Wink; da Presidente Nacional da OASE, Sra. Rejane Beatriz Johann Hagemann; do Prefeito de Lajeado, Sr. Luis Fernando Schmidt e do Pastor Sinodal Gilciney Tetzner que, fazendo referência ao tempo chuvoso, disse: “Assim como a chuva cai abundantemente em nosso Vale, venham sobre nós neste dia as bênçãos de Deus”. Logo após, a Diácona Telma Merinha Kramer, orientadora Sinodal e Nacional da OASE, e a Pastora Ângela Ulrich da Paróquia de Estrela, apresentaram o tema do evento: “Katharina von Bora: que mulher é essa?”. Com uma encenação as ministras introduziram o estudo sobre a vida e a colaboração de Katharina para a reforma. Chamada pelo seu esposo, o reformador Martin Lutero, de “A estrela da manhã de Wintenberg”, Käthe foi muito mais do que esposa ou mãe. Ela administrava o Schwarzeskloster que abrigava, além da sua família, estudantes e pessoas enfermas. Cabia a ela coordenar o trabalho dos funcionários, administrar os bens da família e cuidar de doentes. Para isso, ela contava com uma farmácia natural e com os conhecimentos necessários para o seu uso. Sua proatividade era tanta que Lutero se dirigia a ela com humor e carinho, chamando-a de “Mein Lieber Herr Käthe” (Meu querido Senhor Käthe). Após a palestra e pausa para o almoço, as presidentes dos grupos do Sínodo se reuniram para dar continuidade a um importante programa da OASE no Vale do Taquari, a saber, a troca de visitas. Através de um sorteio, cada OASE do Sínodo receberá a visita de um grupo e visitará outro ao longo de 2016. Este programa não apenas reforça a comunhão, mas também oportuniza às senhoras conheceram os diversos grupos de OASE do vale.
A partir das catorze horas, as participantes foram brindadas com uma linda apresentação do Grupo de Arpas e violões de Lajeado. Formado por aproximadamente 35 mulheres, o grupo apresentou e encenou canções típicas de várias regiões do nosso País.
Como preparação para o dia, cada participante foi desafiada a trazer uma planta medicinal, chá ou tempero e a confeccionar uma pequena boneca, uma pequena Katharina von Bora. No encerramento do dia, cada participante pode levar para casa uma planta e uma boneca, simbolizando a troca de sabores e saberes que acontece em cada encontro da OASE. Por fim, o Pastor Sinodal, juntamente com @s Ministr@s presentes no evento, invocou a bênção de Deus e enviou as mais de 500 participantes com a missão de testemunhar, assim como Katharina, o amor de Deus em seu lar e em sua comunidade.
Além de um programa atrativo, o Dia Sinodal da OASE contou com a presença de vários expositores, entre os quais destacamos o CAPA com produtos livres de agrotóxicos; a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Lajeado, a OASE de Lajeado e a Livraria Semear da Editora Sinodal. O próximo Dia Sinodal da OASE será em setembro de 2016 na Linha Wink, Paróquia Evangélica de Estrela.