17º Dia Sinodal da OASE do Sínodo Vale do Taquari

22/09/2015

Participantes do Dia Sinodal da OASE
Saudação da Presidente Sinodal da OASE, Sra. Loiva Wink
Saudação da Presidente Nacional da OASE, Sra. Rejane Beatriz Johann Hagemann
saudação do Prefeito de Lajeado, Sr. Luis Fernando Schmidt
Pastor Oscar Miguel Lehmann conduzindo o protocolo
Saudação do Pastor Sinodal Gilciney Tetzner
Diácona Telma M. Kramer caracterizada de Katharina von Bora
Coro da OASE de Lajeado na abertura do 17º Dia Sinodal da OASE
Pastor Milton Schmidt, orientador Sinodal da OASE
Pastora Ângela Ulrich e Diácona Telma encenando o tema
ervas e chás que cada participante trouxe para trocar
Rejane Hagemann na venda das camisetas da Katharina
Banca do CAPA
Banca da Liga Feminina de Combate ao Câncer
Banca dos trabalhos da OASE de Lajeado
Banca da Livraria Semear - Editora Sinodal
Bonecas confeccionadas e distribuídas para cada participante
Peuenas Katharinas Von Bora
Grupo de Arpas e Violões de Lajeado
Mais de 500 participantes
Grupo de Arpas
Cada participante já com sua planta medicinal
1 | 1
Ampliar

A Comunidade Evangélica e a OASE de Lajeado sediaram nesta terça-feira, 22 de setembro, o 17º Dia Sinodal da OASE do Sínodo Vale do Taquari. A abertura do encontro contou com dois cantos entoados pelo coro da OASE local e com pronunciamentos da Presidente Sinodal da OASE, Sra. Loiva Wink; da Presidente Nacional da OASE, Sra. Rejane Beatriz Johann Hagemann; do Prefeito de Lajeado, Sr. Luis Fernando Schmidt e do Pastor Sinodal Gilciney Tetzner que, fazendo referência ao tempo chuvoso, disse: “Assim como a chuva cai abundantemente em nosso Vale, venham sobre nós neste dia as bênçãos de Deus”. Logo após, a Diácona Telma Merinha Kramer, orientadora Sinodal e Nacional da OASE, e a Pastora Ângela Ulrich da Paróquia de Estrela, apresentaram o tema do evento: “Katharina von Bora: que mulher é essa?”. Com uma encenação as ministras introduziram o estudo sobre a vida e a colaboração de Katharina para a reforma. Chamada pelo seu esposo, o reformador Martin Lutero, de “A estrela da manhã de Wintenberg”, Käthe foi muito mais do que esposa ou mãe. Ela administrava o Schwarzeskloster que abrigava, além da sua família, estudantes e pessoas enfermas. Cabia a ela coordenar o trabalho dos funcionários, administrar os bens da família e cuidar de doentes. Para isso, ela contava com uma farmácia natural e com os conhecimentos necessários para o seu uso. Sua proatividade era tanta que Lutero se dirigia a ela com humor e carinho, chamando-a de “Mein Lieber Herr Käthe” (Meu querido Senhor Käthe). Após a palestra e pausa para o almoço, as presidentes dos grupos do Sínodo se reuniram para dar continuidade a um importante programa da OASE no Vale do Taquari, a saber, a troca de visitas. Através de um sorteio, cada OASE do Sínodo receberá a visita de um grupo e visitará outro ao longo de 2016. Este programa não apenas reforça a comunhão, mas também oportuniza às senhoras conheceram os diversos grupos de OASE do vale.

A partir das catorze horas, as participantes foram brindadas com uma linda apresentação do Grupo de Arpas e violões de Lajeado. Formado por aproximadamente 35 mulheres, o grupo apresentou e encenou canções típicas de várias regiões do nosso País.

Como preparação para o dia, cada participante foi desafiada a trazer uma planta medicinal, chá ou tempero e a confeccionar uma pequena boneca, uma pequena Katharina von Bora. No encerramento do dia, cada participante pode levar para casa uma planta e uma boneca, simbolizando a troca de sabores e saberes que acontece em cada encontro da OASE. Por fim, o Pastor Sinodal, juntamente com @s Ministr@s presentes no evento, invocou a bênção de Deus e enviou as mais de 500 participantes com a missão de testemunhar, assim como Katharina, o amor de Deus em seu lar e em sua comunidade.

Além de um programa atrativo, o Dia Sinodal da OASE contou com a presença de vários expositores, entre os quais destacamos o CAPA com produtos livres de agrotóxicos; a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Lajeado, a OASE de Lajeado e a Livraria Semear da Editora Sinodal. O próximo Dia Sinodal da OASE será em setembro de 2016 na Linha Wink, Paróquia Evangélica de Estrela.
 

COMUNICAÇÃO
+
Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br