A história da Comunidade da Estrada da Ilha remonta ao início da colonização de Joinville. Comparada com muitas outras comunidades da IECLB, que surgiram mais ou menos na virada do século XX, ela é uma das mais antigas e tradicionais. Igreja e casa pastoral desta comunidade foram muitas vezes o ponto de encontro em conferências, reuniões sinodais e jubileus. Um dos acontecimentos mais importantes deste gênero foi a fundação, em 1905, do Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados, um dos sínodos que deram origem a IECLB.
A Comunidade tem suas origens nos primeiros imigrantes europeus (alemães, suíços e suecos) que se instalaram na região da Estrada da Ilha, aberta em 24/02/1859. À medida que foram se instalando na nova colônia, os imigrantes cultivavam a fé nas suas casas e, ocasionalmente, na Comunidade Evangélica de Joinville, da qual inicialmente foram membros.
Mais tarde houve interesse em que fossem celebrados cultos na própria comunidade. Apesar das dificuldades dos primeiros tempos de colonização, é significativo que, já no 4º ano da colonização desta região, no decorrer de 1863, terem sido constituídas uma paróquia e uma escola comunitária.
Assim, em dezembro de 1863, chegava à Estrada da Ilha o P. Georg Feinauer, recém-formado na Escola de Teologia de St. Krischona (Basel, Suíça), tendo celebrado o primeiro culto no Natal.
No dia 21 de fevereiro de 1864, o Pastor Feinauer realizou a sua prédica de posse, no culto de inauguração da construção destinada a templo, escola e residência pastoral. É neste dia também que a comunidade foi oficialmente constituída, com a instalação da diretoria e o registro do estatuto, tornando-se paróquia reconhecida, contando na época com cerca de 60 a 70 membros.
A comunidade da Estrada da Ilha recebeu o primeiro obreiro enviado ao Brasil pela Sociedade Missionária “Gotteskasten” (Baviera, Alemanha), o Pastor Karl Otto Kuhr. Ele havia sido enviado ao Brasil como pastor itinerante, mas devido à situação de emergência da Comunidade Estrada da Ilha e da vizinha Comunidade Dona Francisca, mudou-se para a casa pastoral da Estrada da Ilha nos primeiros dias do ano de 1898, ali permanecendo por ora para exercer o seu ministério.
O centenário do envio do P. Otto Kuhr, pelo “Gotteskasten”, foi comemorado com um “Dia da Igreja” da IECLB, realizado na Estrada da Ilha, em 19 de outubro de 1997. Uma enorme tenda foi montada e mais de 3.000 pessoas participaram do culto festivo.
Sucedendo o P. Kuhr, foi instado no 2º domingo de Advento de 1899, o Pastor Gottfried Riegel. No seu mandato, em 9 de outubro de 1905, aconteceu na Estrada da Ilha a assembleia de pastores e representantes de comunidades, convocada pelo P. Kuhr, que oficialmente fundou o Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados. Como primeiro presidente do Sínodo (Präses) foi eleito o Pastor Otto Kuhr.
O tempo passou, a comunidade chegou aos seus 150 anos! Muitos obreiros passaram por aqui, a comunidade se desenvolveu e, pela graça de Deus, permanecerá. Por parte da comunidade, resta a gratidão a todos que passaram por aqui, deixando as pegadas de fé para os que hão de vir. Gratidão especial a Deus, e o reconhecimento de que “até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Sm 7.12b).
Para o Sesquicentenário da Comunidade foi preparada uma intensa programação comemorativa, que teve início em setembro de 2013, incluindo cultos, concertos e uma palestra histórica. O último evento é o Culto Festivo de Jubileu, a ser realizado em 23 de fevereiro de 2014, às 9h00, com a presença do Pastor Presidente da IECLB Nestor Friedrich e do Pastor Sinodal Inácio Lemke. Após o culto segue um Almoço Festivo.
Veja também:
150 anos de missão e de história: “até aqui nos ajudou o Senhor!”