A partir do crescente número de pessoas que buscam por uma espiritualidade que dê sustentação à vida em todas as suas dimensões que foi criado o novo projeto da assessoria de formação do Sínodo Vale do Itajaí intitulado “Deus está presente”. A proposta vem ao encontro deste anseio por meio da reflexão e do ensaio de formas práticas da vivência da espiritualidade.
Trinta pessoas oriundas das paróquias da Vila Itoupava e de Itoupava Central, ambas em Blumenau, experimentaram as seis estações do projeto: espaço, tempo, corpo, espírito, palavra e caminho. Ao longo das estações, os participantes ensaiaram a sensibilidade e a percepção para a própria vida interior, descobrindo assim as marcas da presença de Deus em suas vidas. “A possibilidade de dar-se um tempo para silenciar e contemplar as coisas essenciais e importantes da vida foi percebido por todos como um grande presente”, declara o assessor de formação Paulo Butzke.
Naquela oportunidade, também participaram representantes de igrejas luteranas irmãs da América Latina (Chile, Peru e Nicarágua) em uma das estações. Os visitantes estavam na sede sinodal em reunião da Federação Luterana Mundial (FLM) e puderam experimentar esta forma diferente de trabalhar a espiritualidade.
“Na avaliação final, testemunhos de cura interior, novo sentido de vida, novo relacionamento com a Bíblia, com a oração e com a meditação silenciosa emocionaram a todos e demonstraram as grandes possibilidades que este novo projeto abre para o desenvolvimento de comunidades e o desenvolvimento pessoal e espiritual de nossos membros”, comenta Butzke.
A direção do projeto esteve a cargo do pastor Ilmar Kieckhoeffel (Itoupava Central) e do pastor doutor Paulo Butzke. Em 2008, outras paróquias do Sínodo Vale do Itajaí pretendem incluir “Deus está presente” em seu calendário de atividades.