13a. Assembleia Sinodal no Norte Catarinense - Palestra do Pastor Presidente da IECLB, Dr. Walter Altmann

31/05/2010

1 | 1
Ampliar




O Pastor Presidente da IECLB, Dr. Walter Altmann, proferiu mensagem referente ao Tema do Ano, mensagem esta que foi resumida pelos Ministros Pastores Rosângela Clarice Fenner Radons e Marlon Jonas Radons da IECLB – Paróquia Apóstolo Tiago de Jaraguá do Sul:

 O Pastor Presidente Dr. Walter Altmann saudou os presentes, agradecendo o convite para estar mais uma vez no Sínodo Norte Catarinense. Apresentou, em seguida, algumas imagens de pães, cujas impressões foram compartilhadas em duplas. Tema e Lema do Ano: “Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia”.

O lema bíblico provem da Oração do Pai Nosso, oração esta profunda, bela e patrimônio da cristandade. Sobre o lema, o Pastor Walter comentou três aspectos:
1. Pedimos pelo pão: o pedir pelo pão nos lembra que em última análise não é o nosso trabalho que garante o pão, embora esteja presente, mas sim a misericórdia de um Deus amoroso que nos sustenta.
2. Pedimos pelo nosso pão: Jesus nos ensina a sermos solidários e fraternos. Pedimos pelo pão nosso, ou seja, nos lembramos daqueles que não o tem. Reconhecemos que a falta de pão se deve a maneira egoísta com que a sociedade se organiza. Pedimos para que Deus aja e transforme estas relações para que o pão não falte.
3. Pedimos pelo pão diário: Jesus nos ensina a agradecer e pedir pelo pão de hoje. Desta forma, somos lembrados a não nos preocuparmos com o acúmulo, com o pão de amanhã. Preocupação é diferente de prevenção: a primeira é angustiante e a segunda nos remete ao cuidado. O sermão do Monte e a experiência do maná no deserto nos testemunham o cuidado diário de Deus para com os seus.

O Pastor Walter lembrou ainda que o significado do pão se refira ao todo da vida, tanto material como espiritual. Olhamos para as necessidades materiais de uma forma espiritual. Lembrou a definição de Lutero: “O pão é tudo que se refere ao sustento da vida”. “LEVANTA-TE E COME” O lema para a Assembléia Sinodal vem de 1 Reis 19.

Texto que nos reporta à luta de Elias contra os profetas de Baal. Após um confronto espetacular, onde Elias sai vitorioso, o profeta precisa fugir para garantir sua vida. Angustiado, decepcionado e triste, Elias não vê mais sentido em sua vida e pede pela sua morte. Durante o seu sono, um anjo o acorda e lhe oferece pão e água. A ação se repete, seguido de uma ordem: “Levanta-te e come, por que o caminho será longo”. Alimentado, Elias é lembrado de que sua missão continua. A caminhada não será fácil. A cruz de Cristo também nos lembra do sofrimento que precisa ser encarado com sinceridade e realismo.

Pastor Walter lembrou que a Igreja caminha sob a marca da cruz. Mencionou o exemplo deixado pelo Pastor Homero Severo Pinto. A IECLB caminha em oposição às igrejas evangélicas que ocultam o Deus que está presente nas decepções, nas tristezas, nas carências.

Anunciamos o Deus Emanuel que caminha conosco e também nestes momentos testemunhamos as bênçãos de Deus. Pão e Água eram o que Elias necessitava. Pão e água nos lembram da presença de Cristo nos Sacramentos. A caminhada da IECLB é mantida por aquilo que Deus em Cristo nos dá. Neste sentido, o “levanta-te e come” é ordem e envio para a IECLB.

Muito se tem avançado na caminhada missionária (PAMI) e temos ainda uma longa caminhada pela frente: levar o Pão da Vida a todas as pessoas. Podemos e devemos ser os anjos/mensageiros desta Boa Nova.

Infelizmente por compromissos no exterior, mais especificamente na Escócia, ele teria que se retirar até o final da tarde. Aproveitou o momento para se despedir e pediu desculpas, pois não lhe agrada sair antes do término dos trabalhos nas Assembleias.



Vai participar da celebração dos 100 anos das atividades ecumênicas da IECLB no mundo. Pede licença para falar sobre a constituição, pois há duas propostas para estudo dos sínodos, que deverá se votado no Concilio em Foz do Iguaçu (PR) neste ano de 2010, as mudanças devem ocorrer até porque também ouve mudanças no Código Civil e tudo deve ser adaptado para a IECLB não correr riscos com questões legais. Para a nova Constituição entrar em vigor, 50% mais um dos Sínodos deve aprová-lo.

O Pastor Sinodal Manfredo Siegle e o Presidente da Assembleia agradecem a presença, e desejam votos de boa viagem.


Autor(a): Sínodo Norte Catarinense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
ID: 6218
COMUNICAÇÃO
+
Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br