Há onze anos é feriado no município de Canguçu. Fazer do 31 de outubro um feriado na Zona Sul do RS é, sem dúvida, o mérito de uma expressiva presença luterana no interior e na cidade de Canguçu. Coube, no entanto, aos pastores Ildo Weirich (IELB/Igreja Luterana do Brasil), Emi Bartz (IELI/Igreja Evangélica Luterana Independente) e Guilherme Klein (falecido em 21/04/14-IECLB/Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) a liderança, para que junto à Municipalidade, executivo e legislativo, aprovassem este pleito vindo do povo luterano.
Assim, agora, foi possível o XI Encontro da Reforma Luterana. Mais de 1000 pessoas lotaram o Ginásio Municipal de Esportes da cidade na tarde sexta-feira, 31 de outubro, sob o tema: ´Deus em primeiro lugar´, e tendo como lema: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” (Mt 22.37). O Culto Festivo iniciou às 15 horas e seguiu com uma tarde de confraternização dentro e fora do ginásio de esportes.
O tema e o lema foram desdobrados em três breves mensagens, cabendo ao pastor da IELB a mensagem sobre o 1º. Mandamento: ´Eu sou o Senhor, teu Deus, não terás outros deuses diante de mim´. Já o 2º. Mandamento ´Não tomarás em vão o nome do Senhor, teu Deus, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão´, foi do pastor da IELI. E, finalmente, como acontece em todos os anos, a 3ª. mensagem, em pomerano, foi de responsabilidade do P. Ildomar Reinke, pastor da IECLB. E o tema foi o 3º. Mandamento: ´Santificarás o dia de descanso´. Além do canto da comunidade, uma das expressões fortes das comunidades luteranas, são os seus corais e que entoaram vários hinos durante o culto. Das três Igrejas Luteranas, presentes no município de Canguçu, participaram 19 ministros, pastora e pastores e tendo como pastor visitante, o pastor sinodal Dietmar Teske, do Sínodo Sul-Rio-Grandense.
A IECLB está presente no município de Canguçu através de três paróquias: Nova Gonçalves, Ascensão e Bom Pastor. São 15 comunidades, sendo que 12 delas estão no município de Canguçu.
Divulgação: Sínodo Sul-Rio-Grandense