Depois de uma semana de chuvas e muita umidade na região sul do estado, no domingo, dia 06 de outubro, pessoas vieram das diferentes Paróquias do Sínodo Sul-Rio-Grandense para participar do 11º Dia Sinodal da Igreja. O encontro aconteceu na Paróquia, localizada mais ao norte do Sínodo, ou seja, na Paróquia Evangélica Luterana Deus Conosco – Comunidade Bom Pastor – Linha Capitão Garcia, Sertão Santana/RS.
O tema geral do encontro foi: Construindo Pontes de Reconciliação e foi abordado pelo P. Lauri Roberto Becker, atual pastor na Paróquia Nova Santa Rosa, no Paraná. Fazendo uso do texto bíblico de Mc 10.46-52, P. Lauri expor a situação do cego Bartineu que não se conformou com sua situação. A multidão o olha como alguém incapaz, mas o cego sabia perfeitamente o que queria, ou seja, ele queria voltar a enxergar, ele queria a sua dignidade restaurada. Diante disto também nós somos desafiados/as a refletir: o que queremos? O que precisamos? Ou será que nossos olhos não conseguem enxergar? Como dar o passo para se aproximar das pessoas? Quem deve tomar a inciativa de atravessar a ponte? Onde encontrar respostas e coragem para dar os passos? A resposta encontramos nas Escrituras, na oração, no compartilhar com irmãos/as, nos sacramentos... É na comunidade cristã que somos motivados/as a dar os passos. Afinal, construir pontes que nos aproximam passa por aquilo que nós somos.
Na parte da tarde tivemos a apresentação do grupo de Teatro Semear, da Paróquia local, que encenou a peça: O que é a graça de Deus? Ainda o grupo Subscritos da Comunidade Banhado do Colégio – Paróquia Evangélica de Camaquã apresentou a peça Metanoia, que enfatizou o relacionamento familiar e a convivência de uma pessoa com deficiência. O Coral masculino, também da Paróquia local, apresentou algumas canções, bem como, jovens apresentaram músicas com coreografias. Durante todo o dia o louvor foi conduzido por um grupo de cantores e instrumentistas das Paroquias locais que se prepararam, especialmente, para o evento.
Enquanto aconteciam as programações no salão, paralelamente dentro da Igreja, estava montada a Tenda da Misericórdia, trazida pelo setor de Diaconia do Sínodo Nordeste Gaúcho. Muitas foram as pessoas que passaram por este espaço e, de forma muito especial, somos gratos a Diaconia do Sínodo Nordeste Gaúcho que nos proporcionou está maravilhosa experiência de vivência e reflexão.
Também na parte da tarde algumas pessoas participaram do painel: Construindo pontes de relacionamento com o meio ambiente, abordado pela Pa. Tânia Cristina Weimer e Construindo pontes de relacionamento com a sociedade, abordado pelo P. Lauri Becker.
Além das programações do domingo jovens do sínodo foram desafiados a participar na Gincana Sinodal, organizada pelo COSIJE, e que aconteceu já no sábado.
De forma especial, em nome do Sínodo Sul-Rio-Grandense, agradecemos a cada pessoa que ajudou, colaborou e participou do 11º Dia Sinodal da Igreja. Queremos continuar construindo pontes que unem e aproximam pessoas umas das outras e, sobretudo, as aproximam de Deus, nosso Criador e salvador.