Agraciados com um belo dia, 1252 pessoas estiveram reunidas para participar do 10º Dia da Igreja do Sínodo Sul-Rio-Grandense, no dia 01 de outubro, no ginásio do Colégio Sinodal Alfredo Simon – Pelotas/RS.
Pessoas vieram de longe e de perto das 19 Paróquias que compõem o Sínodo e logo na chegada foram recepcionados pelo Grupo Metais e Companhia.
As 9:30 teve início o culto eucarístico com a participação de todos os ministros/as do Sínodo e com a pregação trazida pelo Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Paulo Friedrich. Na sua mensagem o P. Nestor destacou os 500 anos da Reforma e sua relevância para a sociedade atual. Ainda destacou a fé como elemento primordial para determinar a postura e a ação da pessoa. A Reforma desafia a pessoa a caminhar na contramão do que é visto na sociedade. Mas também a Reforma motiva para uma nova esperança, no sentido de redescobrir o Deus que tocou Lutero e continua tocando e impulsionando pessoas no presente.
Na parte da tarde, após um momento de louvor com o grupo Pequenos Cantores de Cristo, que também já tinham sido os responsáveis pelo louvor do culto, os participantes puderam optar por uma das oficinas, sendo elas:
- Comida Boa na Mesa: sob a responsabilidade dos engenheiros agrônomos Fábio André Mayer e Germano Ehlert Pollonow, ambos atuam no CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia)
- Música: Sob a responsabilidade do P. Gleidson Ademir Fritsche e Fabiane Behling Luckow (ambos integrantes do setor de Música Sacra do Sínodo);
- Lutero e a Palavra: sob a responsabilidade do P. Edvin Jonas Pinto Fickel (integrante da Comissão Sinodal dos 500 anos da Reforma);
- Juventude e Diaconia: sob a responsabilidade do COSIJE (Conselho Sinodal da Juventude Evangélica);
- Crianças: sob a responsabilidade da Missionária Lucineia Schwanz Thomas e com apoio de orientadoras do culto infantil.
Após as oficinas ainda tivemos a apresentação do grupo de dança do Colégio Sinodal Alfredo Simon e apresentação do Grupo Musical de Elaci Schneider.
Como ação concreta do 10º Dia da Igreja Sinodal a comissão organizadora, juntamente com o setor da OASE, desafiaram as Paróquias/Comunidades para a arrecadação de produtos de limpeza e higiene pessoal. Estes produtos foram coletados no encontro e, em novembro, serão enviados, juntamente com uma excursão das coordenadoras Paroquiais da OASE e a coordenação Sinodal do Setor, para o Asilo Pella Bethânia, em Taquari/RS.
Quem participou do encontro ainda pode prestigiar, durante todo o evento, a exposição de bancas com produtos de setores, cooperativas e instituições ligadas a Igreja. De forma especial destacamos a ação do COSIJE na confecção e comercialização do Eco-copo o que contribuiu para a diminuição de material descartável. A venda dos copos pelo COSIJE ajuda no custeio do ônibus para o próximo CONGRENAJE.
Um dos símbolos do encontro foram os galhos de árvores, onde ao longo do ano, nos encontros sinodais, as pessoas foram desafiadas a refletir e a escrever sua tese para um mundo melhor. Muitas foram as teses colocadas nas árvores. No dia do encontro as crianças ainda tiveram um espaço, em separado, onde também puderam expor sua tese para um mundo melhor. Ao final do encontro cada pessoa foi convidada a colher uma maça (tese) e tentar colocar em prática o que nela estava escrito.
A locução do encontro esteve ao encargo do P. Gleidson Ademir Fristsche e o encerramento final foi conduzido pela Pastora Sinodal Roili Borchardt.
Somos gratos e gratas a Deus pelo encontro e pela oportunidade de ouvir, compartilhar, aprender, conviver e crescer na fé e no amor em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.