No dia 23 de abril de 2010 faleceu o P. Homero Severo Pinto. Ele havia realizado uma viagem pastoral para Moçambique, África e lá contraiu a malária cerebral que o levou à morte. Permaneceu 40 dias internado na UTI de um hospital em Porto Alegre, onde veio a óbito. O P. Homero foi Pastor Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho e estava 1º Vice Presidente da IECLB.
O P. Homero havia nascido em 08 de julho de 1952 em Sobradinho/RS. Foi pastor nas comunidades de Igrejinha e Portão e, foi o primeiro pastor sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho. Seu nome havia sido indicado para concorrer à Presidência da IECLB em outubro daquele ano. Seu corpo foi velado no templo da Comunidade de Portão e sepultado no Cemitério em Taquara. Na despedida do P. Homero estiveram presentes muitas pessoas das comunidades, a direção da Igreja, colegas e seus familiares.
Seu falecimento causou grande consternação e tristeza na Igreja, mas deixou um grande legado de sementes lançadas que continuam frutificando como bênçãos para muitas pessoas. Ele foi uma pessoa vocacionada para o ministério.