A correria do dia a dia, muitas vezes faz, com que as pessoas esqueçam de se cuidarem. É comum dispensar atenção para o trabalho, tarefas domésticas, para a família... No entanto, se não estivermos bem, como vamos conseguir cuidar do outro ou ser proativos no trabalho? Antes de mais nada, é importante olhar para si mesmo e praticar o autocuidado, que pode começar com uma alimentação saudável, boas noites de sono, tomar um banho relaxante ou fazer atividade física (vale lembrar que para isso não é preciso frequentar uma academia, uma caminhada no bairro e até no quintal já pode ajudar).
Além do autocuidado físico, é importante também o autocuidado mental e emocional. Buscar atividades prazerosas, como ouvir suas músicas preferidas, dançar, mesmo que seja sozinho, praticar meditação, ioga ou criar o hábito de ler, são ótimos exemplos de como se cuidar! Enfim, todas as atividades que trouxerem bem-estar, o que vai variar de pessoa pra pessoa, são recursos importantes para auxiliar na produção de neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina em nosso organismo, que irão trazer a sensação de bem-estar físico, mental e emocional, auxiliando, inclusive, em casos com diagnóstico de depressão.
Nesses casos, o autocuidado pode auxiliar a gerenciar o desânimo e o estresse, mas vale lembrar que, em casos de depressão, é sempre importante buscar ajuda profissional. Dê um passo em direção a vida! Ame-se, cuide-se e procure ajuda!
Texto por: Maria Regina Pedro Nicolini, Traumaconsultora no Núcleo de Psicotraumatologia do ABCD.