Seminário Comunidades Criativas acontece no Sínodo Rio dos Sinos

Evento, que recebeu mais de 60 pessoas, aconteceu na Comunidade Evangélica Bom Pastor em Novo Hamburgo

20/04/2024

Seminário Comunidades Criativas acontece na Comunidade Bom Pastor em Novo Hamburgo
Seminário Comunidades Criativas acontece na Comunidade Bom Pastor em Novo Hamburgo
Seminário Comunidades Criativas acontece na Comunidade Bom Pastor em Novo Hamburgo
Seminário Comunidades Criativas acontece na Comunidade Bom Pastor em Novo Hamburgo
Seminário Comunidades Criativas acontece na Comunidade Bom Pastor em Novo Hamburgo
Seminário Comunidades Criativas acontece na Comunidade Bom Pastor em Novo Hamburgo
1 | 1
Ampliar

No último sábado, 20 de abril, aconteceu, nas dependências da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Bom Pastor em Novo Hamburgo, mais uma edição do “Comunidades Criativas”. Sob o tema “Confessionalidade Luterana”, 65 pessoas, entre ministros, ministras, orientadores e orientadoras de Culto Infantil e líderes de grupos de diferentes comunidades do Sínodo Rio dos Sinos estiveram reunidas para dialogar, para celebrar a fé e para partilhar conhecimentos e momentos alegres em comunhão. A parte da manhã foi conduzida pela Cat. Valéria Bock, que levou um estudo sobre o tema central. Foi um momento muito abençoado, com partilha de opiniões, com realização de dinâmicas em grupo e com importantes reflexões a partir da pergunta “o que é ser luterano?”.


O almoço, servido no ginásio comunitário, foi muito bem servido e estava delicioso.
Na parte da tarde, aconteceram as oficinas. Foram duas: Artes Plásticas para Crianças, ministrada pela Teóloga Daniela Christ Hass, e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Culto Infantil e no Ensino Confirmatório, ministrada pela Professora Ma. Vivian Metz. Houve ainda uma terceira oficina, sob o tema “Jogos para a paz com adolescentes e jovens”, que foi realizada no mesmo dia no Acampamento Sinodal da Juventude Evangélica, e foi ministrada pela Pastora Bianca Ücker Weber.


A seguir, trazemos relatos de três pessoas de diferentes regiões do Sínodo que participaram do Comunidades Criativas e compartilham um pouco da experiência daquele dia:


“Participei da oficina de inclusão. É um tema importante que ainda não temos muito conhecimento e está cada vez mais comum, e o tempo foi curto para o tanto de informações que nos foi trazida. A programação foi ótima.
O acolhimento do pessoal foi maravilhoso, desde a comunidade que nos recebeu aos organizadores e palestrantes.
A celebração e atividade da parte da manhã foi para mim um reforço na importância da vida comunitária, convívio que centrado na cruz nos mantém firmes como filhos amados de Deus. O servir, o olhar amoroso ao próximo que é o que nos caracteriza como seguidores de Jesus.”
Flávia Sibele, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Itati, Paróquia do Vale do Três Forquilhas


“No dia 20 de abril, eu participei do Seminário do Comunidades Criativas em Novo Hamburgo. Eu me inscrevi na Oficina de Inclusão de Crianças com Deficiência no Culto Infantil. A minha expectativa era muito grande, pois na minha Comunidade nós temos muitas crianças no espectro autista.
Por estar à frente do Culto Infantil, eu sempre me preocupei muito com esta questão e foi muito bom saber que não estou sozinho.
As informações oferecidas foram ótimas e serão muito bem empregadas.
Foram dicas valiosas que eu compartilharei pessoalmente com a nossa equipe de orientadores.
Essa oficina foi para mim o ponto alto da programação. No geral, o Seminário foi excelente. A acolhida foi calorosa e dedicada; os momentos de integração e os temas abordados foram maravilhosos.
Me chamou muito a atenção a participação de adolescentes. Foi uma alegria ver que estavam bem representados.
Deus abençoe a equipe organizadora com muita harmonia e sabedoria!
Aguardo pelo próximo.”
Werner Traut, da Comunidade Evangélica São Mateus em Porto Alegre


“Olá, me chamo Daiana Müller, da Comunidade Martin Lutero em Canudos e tive a honra de participar do Seminário Comunidades Criativas do Sínodo Rio dos Sinos, onde pude ter momentos maravilhosos de aprendizagem, troca de ideias e conhecimentos do início ao fim do encontro.
Na parte da manhã, tivemos um estudo sobre Confessionalidade Luterana. Um estudo muito abençoado, obtendo novos conhecimentos, onde todos compartilhamos opiniões, efetuamos dinâmicas em grupos, dos temas abordados. Ser luterano, para mim, é sermos cristãos e servir a Deus com amor. Nos doar de alma e coração, para levar a palavra de Deus para todos.
À tarde, participei da oficina de Artes Plásticas para Crianças, ministrada pela Teóloga Daniela Christ Hass. Aprendemos a fazer tintas caseiras, utilizando materiais que temos em nossas casas, trabalhos de colagens, utilizando folhas secas das árvores e fizemos a linda boneca Abayomi que tem um significado lindo: “aquele que traz felicidade ou alegria”.


Com todo o conhecimento que adquiri no Seminário, irei compartilhar com as demais orientadoras do Culto Infantil, as senhoras da OASE e demais grupos, pois podemos, através destas ideias, realizar diversas atividades com as crianças, jovens, idosos e para com toda a Comunidade. Podemos utilizar os materiais junto com as crianças para reproduzir uma história da Bíblia, onde as crianças possam utilizar a sua imaginação e crias lindos trabalhos. Com a Abayomi, podemos criar personagens para contação de histórias, ou fazer para presentear a Comunidade, desejando felicidade e alegria.
Os seminários são muito importantes, pois podemos trocar conhecimentos, experiências, expor nossas dificuldades, ver o que podemos melhorar e aprimorar nosso leque de ideias para trabalhar com os grupos e com a Comunidade como um todo.
Sou muito grata a todos os envolvidos e organizadores pelo trabalho, empenho, carinho, acolhimento e dedicação desde as ideias iniciais do Seminário até a realização, que organizam propostas muito significativas e proporcionam momentos maravilhosos de partilhas e união. Já estou ansiosa para o próximo encontro de aprendizagem.

Daiana Raquel Müller, Comunidade Evangélica Martim Lutero em Canudos – Novo Hamburgo.


O Sínodo Rio dos Sinos agradece, de forma especial, pelo acolhimento, pela dedicação e por todo o cuidado empregado ao longo do Seminário. Agradecemos aos e às ministrantes deste seminário, que planejaram os estudos, diálogos e oficinas, proporcionando momentos tão ricos e valiosos, que poderão ser partilhados nas comunidades e nos grupos. Fica um agradecimento especial às pessoas membro da Comunidade Bom Pastor de Novo Hamburgo, que se dedicaram a receber todos e todas com muito carinho.


Até a próxima!
 


Autor(a): Sínodo Rio dos Sinos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos
ID: 72754
COMUNICAÇÃO
+
Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br