Visão de Igreja e Missão 2030 é o tema da V Consulta Global de Igrejas Parceiras da Obra Missionária Evangélica Luterana na Baixa Saxônia (OMEL), com realização de 21 a 28 de abril de 2018, em Porto Alegre/RS, com a participação de, aproximadamente, 35 pessoas, representando Igrejas da África, Ásia, América Latina e Europa.
Após a Devocional matutina, realizada na Sede Nacional da IECLB, que hospeda o evento, foi desenvolvido o Tema I da Consulta: Visão de Igreja e Missão 2030, com busca por respostas para as seguintes questões: Com relação à visão da comunhão de Igrejas e aos desafios, como as Igrejas pretendem trabalhar e estar organizadas em 2030? Como as Igrejas estão respondendo à situação da migração do interior para as cidades? Há questões levantadas na Consulta Global de 2015 que estejam influenciando as Igrejas em suas ações? Haverá união de Igrejas Luteranas em lugar de separações? Como alcançar pessoas que tendem mais e mais a se isolar?
A palestra foi conduzida pelo Bispo Horst Mueller, da Igreja Evangélica Luterana na África do Sul (LUCSA), e teve reações do P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, e do Bispo Ralf Meister, da Igreja Evangélica Luterana de Hannover, na Alemanha.
As Igrejas parceiras da OMEL são membros da comunhão luterana expressa pela Federação Luterana Mundial (FLM). Ao reunir representantes de Igrejas Luteranas de diversos contextos, a Consulta espera construir uma base comum para projetos, apoio mútuo e possibilidades de acompanhamento e aprendizado. Esta plataforma de intercâmbio de boas experiências e mútuo aprendizado busca fortalecer as Igrejas para melhor participar na Missão de Deus no mundo.
Para a terça-feira, está prevista a abordagem do Tema II: Diversidade na Igreja e na Sociedade. Os trabalhos em torno do Tema II vão considerar as diferenças na sociedade relativas a gênero, etnias, religiões, orientações sexuais, pessoas idosas e pessoas com necessidades especiais. Nessa perspectiva, deve ser um desafio, especialmente para as Igrejas, proporcionar que diferentes culturas e identidades possam coexistir e, assim, criar uma cultura não-discriminatória, na qual todas as pessoas tenham os mesmos direitos. Nesta reflexão, as perguntas norteadoras serão: Há espaços em nossas Igrejas para praticar uma cultura de inclusão e boas-vindas? e Como podemos desenhar uma Igreja 2030, em que a diversidade não mais será discutida como controvérsia, mas será celebrada conjuntamente?
Os Painéis serão com a Pa. Carmen Michel Siegle, Coordenadora de Gênero Gerações e Etnias da IECLB, e com o Prof. P. Dr. Rudolf von Sinner, Professor na Faculdades EST, um dos Centros de Formação Teológica conveniados com a IECLB.
À tarde, divididos em três grupos, as pessoas participantes da Consulta irão visitar projetos diaconais acompanhados pela IECLB: Grupo 1 - Economia Solidária, em Porto Alegre, Grupo 2 - Cooperativa Popular de Reciclagem (Cooprevive), em Sapucaia do Sul/RS, e Grupo 3 - Programa de Apoio a Meninas e Meninos (Proame), em São Leopoldo/RS.
Para mais informações sobre a V Consulta, clique aqui.