Aconteceu em Johannesburg, na África do Sul, de 13 a 18 de Outubro de 2019, o Workshop sobre “Partners against porverty” (Parceiros contra a pobreza).
Os participantes de diferentes igrejas luteranas (da Alemanha, Índia, Malawi, África do Sul e Brasil) foram convidados pela ELM – Hermannsburg Partner in Mission.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) esteve representada pela Diac. Arlete Adriana Prochnow e pela Sra. Tercia Mendes de Souza da Paróquia de Belo Horizonte/MG.
O workshop foi uma possibilidade de trabalhar o termo pobreza a partir das realidades das pessoas participantes, suas igrejas e da maneira de entender e interpretar a pobreza. Refletiu-se sobre o termo Aporofobia que refere-se ao medo, rejeição, hostilidade e aversão às pessoas pobres e à pobreza. Além disso buscou-se definições de pobreza, referências bíblicas, as responsabilidades teológicas e as consequências práticas sobre a pobreza.
A igreja tem uma responsabilidade teológica com a pobreza a partir do evangelho de Jesus Cristo que incluiu as pessoas pobres, se compadece delas, as abençoa. Jesus multiplica os pães (Lc 9.10-17), num gesto de partilha: todos se fartaram, inclusive quem não tinha nada para compartilhar.
A pergunta que trazemos para a nossa igreja é: quais as estratégias que nós criamos/participamos para erradicar a pobreza? Quais são as nossas estratégias individuais como pessoas cristãs, mas também comunitárias? Não podemos ignorar a pobreza, ainda que muitos muros não permitem que a enxerguemos.
Certamente, ainda estamos num lugar privilegiado e esse lugar deve ser impulso para que busquemos vida em abundância para todos e todas.