Na tarde de quarta-feira, 11 de julho, o Lar Elsbeth Koehler dava mais um passo importante na sua história. Para iniciar um serviço de Capelania e ampliar o atendimento espiritual dos idosos que lá residem, foi instalado o pastor Nilson Hermes Mathies. A cerimônia foi presidida pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich e pela presidente do Conselho Sinodal, Léa Stange de Oliveira.
“Tenho a missão de reler a vida e a história junto com as pessoas desta casa, para também constatarem que Cristo está escrevendo, com cada um, a sua história de salvação. Todos fazem parte desta história e todos são sempre chamados a reconhecer em suas vidas a ação de Deus”, assinala Mathies, na prédica de instalação.
O ministério será compartilhado com a diácona e esposa Hildegard Amábile Mathies, que administra a instituição há oito anos. Para a presidente da Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau, mantenedora do Lar, Elise Stodieck, este é um momento histórico porque sempre se quis ter um pastor para atender os idosos de forma toda especial. “Alegro-me que hoje podemos assumir este campo de trabalho”.
O pastor sinodal mencionou o quanto o casal de ministros sonhou com este dia, em poder compartilhar este ministério. “Eles se preparam, buscaram conhecimento na área, realizaram dois estudos autoprogramados na Alemanha e vivenciaram a realidade de uma série de ancionatos brasileiros. Hoje estão aptos a lidarem com as situações que envolvem a pessoa idosa e toda a sua complexidade”.