O Assessor Teológico da Presidência, P. Romeu Ruben Martini, participou de reunião dos parceiros da IELM – Igreja Evangélica Luterana em Moçambique para tratar de envio de ministro ou ministra da IECLB.
Vem de longa data a parceria firmada entre IELM, IELB – Igreja Evangélica Luterana na Baviera e IECLB. Por essa parceria, a contribuição da IECLB consiste no envio de um ministro ou ministra para atuar na Igreja luterana em Moçambique. Foi por esse convênio que lá atuaram o P. Osmar Lessing, a Irmã e Missionária Doraci Edinger e o Catequista Cláudio Becker. Também foi por conta dessa parceria que vários membros da IECLB a representaram nas reuniões do JMB – Joint Mission Board, entre os quais esteve o P. Homero Severo Pinto.
Em 2012, a reunião do JMB (grupo que reúne todos os parceiros da IELM) ocorreu em fevereiro, ocasião em que os representantes da IECLB e da IELB não puderam estar. Por este motivo é que ocorreu nos dias 3 a 6 de maio, em Maputo, capital de Moçambique, o encontro entre IELM, IELB e IECLB.
A avaliação da Igreja luterana em Moçambique em relação aos ministros e ministras da IECLB que lá atuaram é positiva sob todos os aspectos. E é sensibilizadora a gratidão manifesta por todo o apoio que a IECLB tem dado a essa igreja irmã. Além da atuação de ministro ou ministra da IECLB na IELM, nossa igreja tem sido solidária através do envio de materiais para a educação cristã, Senhas Diárias, Bíblias, devocionários, bem como bibliografia para o Seminário Teológico em Ricatla, instituição em que é formada a maioria dos obreiros e das obreiras da IELM.
Olhando para o futuro, o apelo da IELM é de que pela parceria novamente seja viabilizada a atuação de ministro ou ministra da IECLB em seu meio para contribuir em três áreas prioritárias: (a) a capacitação de lideranças que coordenam a educação cristã de crianças, adolescentes, jovens e adultos; (b) a formação teológica continuada de obreiros, obreiras e outras lideranças; (c) a formação teológica de obreiros e obreiras em Ricatla.