Um grupo de 8 pessoas que integram o Conselho da EKD está em visita no Brasil. Entre as lideranças daquela Igreja estão a Bispa Petra Bosse-Huber (Vice-Presidente no Gabinete da EKD e titular da pasta relacionada com ecumenismo e trabalho da EKD no exterior) e o Bispo Jochen Bohl (Vice-Presidente do Conselho da EKD, Bispo da Igreja Territorial da Saxônia - coordenador da viagem de visita). Ainda integram o grupo: Dr. Thies Gundlach (Vice-Presidente no Gabinete da EKD e titular da pasta de ações da igreja e formação); Conselheiro Dr. Fidon Mwombeki (Secretário Geral da Missão Evangélica Unida); Conselheira Dra. Elisabeth Gräb-Schmidt (Professora de Teologia); Conselheira Dr. Gesine Weinmiller (arquiteta, professora); Conselheiro Uwe Michelsen (Jornalista, redator para televisão); Conselheira-mor Friederike Deeg (Secretária para América Central e América do Sul).
O grupo foi recebido na sede da IECLB na manhã do dia 12.05.2015 em clima fraterno e de disposição para o mútuo conhecimento e aprendizado. Com exceção da Secretária Friederike Deeg, as demais pessoas estão pela primeira vez no Brasil. Vindos de São Paulo, onde já tinham realizado algumas visitas e cultivado contatos, o grupo ainda tem diante de si visitas em Porto Alegre (Fundação Luterana de Diaconia; diálogo acerca do CONIC), São Leopoldo (EST e demais instâncias lá situadas) e viagem para a Argentina.
Os diálogos e apresentações na manhã do dia 12.05 foram significativos e enriquecedores! De maneira especial no sentido de aproximar mentes e corações. Visitas como esta sempre marcam de maneira especial as pessoas envolvidas e deixam lembranças duradouras. Esta aproximação em perspectiva ecumênica e global ajuda a consolidar relações através do contato pessoal. Consolida-se por extensão o contato e a comunhão institucional. Somos cada um e cada uma parte do povo de Deus, independentemente de nossas origens étnicas, cor de pele e heranças culturais. Esta dimensão de integração foi especialmente destacada por Dr. Fidon, da Tanzânia.
Dentre os temas destacaram-se a apresentação das propostas que movem a IECLB a partir das prioridades estabelecidas em diálogo com o Conselho da IECLB. P. Presidente Dr. Nestor Friedrich apresentou uma síntese destas propostas bem como dos temas da IECLB dos últimos anos. Após esta apresentação seguiu-se amplo diálogo. P. Mauro Schwalm apresentou breve síntese da proposta da IECLB em termos de Missão à luz do PAMI; Dr. Thies Gundlach informou acerca da articulação da EKD em relação à celebração do Jubileu da Reforma (1517-2017); da mesma forma o Secretário P. Dr. Mauro Souza apresentou elementos relacionados com o Jubileu por parte da IECLB e suas relações.
De parte do Sínodo Rio dos Sinos estiveram presentes a Sra. Elisabetha Kannenberg (Presidente do Conselho Sinodal) e a Sra. Maria Regina Lucini (Vice-Secretária). Da sede da IECLB participaram ainda: Secretária Geral Diác. Ingrit Vogt, Secretário Adjunto P. Altemir Labes, Assessor de Gestão Dr. Carlos Bock, Secretária Cat. Débora Conrad e Assistente Sra. Margret Reus. Secretário Marcos Bechert participou parcialmente, pois simultaneamente realizava-se outra importante atividade na casa!
P. Mauro Schwalm