Entre os dias 21 e 23 de novembro, o Sínodo Espírito Santo a Belém sediou o seminário de avaliação do intercâmbio entre as igrejas luteranas do Brasil e da Suécia. Participaram os intercambistas brasileiros que foram para a Suécia no início do ano – Eduardo Borchardt, Thaís Suelen Israel Ferreira e Tatiani Müller – e as suecas que vieram ao Brasil recentemente – Amina Sankoh, Elin Sjöman, Veronica Pålsson e Lina Alsterlund.
O seminário foi conduzido pela Diác. Simone Voigt, da Secretaria de Ação Comunitária da IECLB. Na avaliação, os intercambistas puderam se conhecer melhor e trocar experiências vividas nos respectivos países.
Os participantes do evento também tiveram uma palestra sobre direitos humanos e visitaram um projeto no bairro São Benedito, juntamente com a Pa. Rosane Pletsch, que atua na Paróquia de Vila Velha. O Pastor Sinodal Joaninho Borchardt prestigiou uma das noites do evento, conhecendo um pouco mais sobre as experiências que os intercambistas vivenciam.
O programa de intercâmbio acontece todos os anos. Neste ano, Eduardo Borchardt representou o Sesb no exterior e, em outubro, foi a vez de o Sínodo recepcionar uma jovem sueca, Amina Sankoh. Veja entrevista dela aqui.