“Nunca lembrei tanto da ação pedagógica e teológica de Lutero quanto neste Seminário de Catequistas da IECLB. Lutero escreveu catecismos para que as pessoas tivessem uma formação cristã em seus lares; o projeto de ao lado de cada Igreja, uma escola; a utilização de músicas cristãs com melodias populares para que as pessoas pudessem vivenciar a fé cristã de uma forma criativa e envolvente; as pregações sobre a importância dos pais levarem os seus filhos à escola, e mesmo que as meninas tivessem a oportunidade deste aprendizado, em pleno século XVI; e uma das maiores ações de Educação (cristã e cidadã) no mundo moderno: a tradução do Evangelho para a língua do povo, no seu caso, em alemão.” Essa manifestação, da Cat. Juliana Ruaro Zachow, expressa sentimentos e reflexões presentes no Seminário Nacional de Catequistas da IECLB, realizado nos dias 08 e 09 de setembro de 2018 na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS.
Sob o tema “Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo através do exercício do Ministério Catequético”, o encontro reuniu catequistas que atuam em diferentes campos de atuação. Na manhã do dia 8, o grupo foi acolhido pelo Cat. Cláudio Giovani Becker, em nome da Coordenação da Congregação Nacional de Catequistas da IECLB (CONCAT). Após, a Cat. Valéria Franz Bock conduziu a meditação, inspirada no chá/CHA. A experiência de tomar um chá remete a dimensões importantes da vida e do ser catequista, como o tempo, o cuidado, a comunhão, a alegria, o trabalho em equipe e a esperança. É preciso de CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) também na Igreja, repensando-o em conexão com as demandas do contexto atual, dentro e fora do âmbito eclesial.
Após a meditação, o grupo contou com a assessoria do P. Marcos Bechert, Secretário do Ministério com Ordenação da IECLB. Ele apresentou o trabalho coordenado pela Secretaria do Ministério com Ordenação e o Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras. Maior participação de catequistas nas atividades promovidas e possibilidades de novas parcerias foram dialogadas.
Na primeira parte da tarde, a Cat. Mariane Noely Bail da Cruz partilhou o texto “Proposições com vistas ao Fortalecimento do Ministério Compartilhado”. Ele é fruto do Grupo de Trabalho (GT) Ministério Compartilhado, formado pela Direção da Igreja a partir do XXX Concílio da Igreja (2016). O texto será encaminhado para discussão no Concílio de outubro deste ano, em Curitiba/PR.
A segunda parte da tarde foi oportunidade para visitar a Cat. Ires Lausmann e o Cat. Remi Klein, referência de Educação Cristã em nossa Igreja e de Ensino Religioso no Brasil. Canto, oração e abraços marcaram esse momento de comunhão.
O retorno ao espaço da plenária foi marcado pela partilha e diálogo de assuntos trazidos pela Coordenação da CONCAT. A oração da noite foi conduzida pela Cat. Dóris Kieslich Cavalcante. Um momento de confraternização e comunhão encerrou os trabalhos do dia.
No domingo de manhã, 09, o grupo celebrou culto eucarístico com a comunidade local na Capela da Casa Matriz. A celebração foi conduzida pela Cat. Monika Maier, P. Osmar Luiz Witt e Cat. Laude Erandi Brandenburg. O Seminário foi encerrado com almoço.
Comissão Organizadora do Seminário