Acolhidos e acolhidas por meio de um caminho de confiança, onde nosso corpo pode sentir várias texturas que representam as alegrias e os desafios da vida em comunhão, iniciamos o 37° Encontro Geral da Comunhão Diaconal. Reunimo-nos no Centro Luterano de Araras nos dias 31 de maio a 2 de junho, Petrópolis/RJ.
Diaconia como chamado de Deus e realização pessoal foi o tema que orientou nossa reflexão. Fomos lembrados e lembradas de ações simples para o exercício do ministério e para o cuidado de si. A dificuldade está em vivenciar aquilo que acreditamos e testemunhamos. A partir da vida de Jesus, somos convidados e convidadas a ter a espiritualidade como caminho para o bem-estar: cuidar do corpo, cuidar das relações, controle das emoções, prática da oração e ter clareza da missão.
Durante o encontro, aconteceu também a assembleia ordinária. Dentre os assuntos destacamos a revisão do Regimento, o monitoramento do planejamento (biênio 2018-2020) e a eleição do novo Conselho Geral, para o período de dois anos. Rogamos que Deus dê criatividade e sabedoria para que possam exercer as suas funções. Como membros e membras da comunhão comprometemo-nos a trilhar o caminho da confiança, fortalecer os vínculos e a Diaconia na IECLB.
As meditações, as partilhas de experiências e mimos foram momentos importantes para fortalecer a vida em comunhão. De forma muito especial nos alegramos com nossos convidados, representante da Irmandade Evangélica Luterana Irmã Ruth Harbs, da Schwestern– und Brüderschaft des Evangelischen Johannesstifts e.V., Diácono Lars Madel e da Coordenação de Diaconia da IECLB, Diácona Carla Jandrey.
Foram dias agradáveis onde vivenciamos e celebramos a promessa de Deus “Eu sou a videira, vocês são os ramos e meu pai é o agricultor”. Com a celebração final, saímos confiantes para viver a vocação e o compromisso diaconal – profético para promover vida digna em meio a uma realidade de injustiça e sofrimento que clama por transformação.