A Irmandade Evangélica Luterana, esteve reunida nos dias 26 a 29 de julho de 2018 na sua sede em São Leopoldo, para a XXIII Convenção. Das 53 Irmãs, 40 estiveram presentes. Além disso, participaram também cinco das 11 aspirantes à Irmandade.
Na celebração de abertura a administradora da Casa Matriz de Diaconisas, Anaí da Silva Jorge, foi acolhida na Irmandade como Irmã Diaconal.
A reflexão sobre o tema “Sustentabilidade” foi conduzida pelo coordenador do Instituto de Sustentabilidade da América Latina e Caribe, Dr. P. Valério Guilherme Schaper. O texto bíblico de Ezequiel 37.1-14 de sua introdução tornou-se a base norteadora para toda a reflexão posterior. Pois, assim como o profeta foi desafiado a confiar no sopro do Espírito Deus para dar nova vida aos ossos secos no vale, assim a Irmandade é desafiada a confiar no poder vivificador de Deus, ao refletir sobre sua vocação e estrutura.
Uma Irmandade que caminha para 80 anos de existência sabe da tensão que existe entre o passado, o presente e o futuro. Por isso precisa ficar sempre atenta à sua missão como instituição diaconal na Igreja de Jesus Cristo e no mundo em transformação.
São Leopoldo, julho de 2018