Nos dias 14 a 17 de julho de 2016 aconteceu na Casa Matriz de Diaconisas a XXI Convenção anual da Irmandade Evangélica Luterana. Das 57 Irmãs e 7
Aspirantes à Irmandade, 52 puderam estar presentes. O motivo do encontro? Sentir outra vez como é bom e fortificante viver em comunhão, para o desempenho da tarefa diaconal de cada uma.
A Convenção iniciou com um culto, dirigido pela Irmã Diretora e sua Vice, enfocando o tema escolhido: “Pela graça de Deus, livres para servir – diaconar”.
Foi muito importante a presença do Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich na primeira manhã. Ele nos animou a refletir sobre: de que forma a caminhada da Diaconia, feita até aqui, pôde iluminar, fortalecer e potencializar a missão da IECLB. Pediu que tivéssemos convicção de que a Diaconia tem um papel estratégico na Igreja e que somos protagonistas. Por fim perguntou: ‘O que a Diaconia tem a dizer à Igreja? Qual é o diferencial que a Diaconia tem e os outros três braços da Igreja não tem’?
No decorrer da Convenção foi apresentada uma parte do Planejamento Estratégico da Casa Matriz que deixaram perguntas abertas: “Como intensificar o acompanhamento às Irmãs em seus diferentes campos de serviço”? “Como promover a vivência da espiritualidade”? “Como mediar conflitos”? “Como conseguir que todas as Irmãs se saibam responsáveis pelo bem comum”?
A Assembleia Geral aprovou alterações no Estatuto da Casa Matriz e Regimento Interno da Irmandade.
Na avaliação foi destacada a boa organização da Convenção e a alternância feliz entre momentos de comunhão, oração, meditação e assuntos administrativos.
O domingo foi celebrado com um culto festivo seguido de almoço, durante o qual foram comemorados os 99 anos da Irmã Wera Franke, presente, disposta, e os diversos jubileus de ordenação de Irmãs. A próxima Convenção será outra vez em julho.
Pela Irmandade, Irmã Pa. Cristiane Petry