Lideranças e Ministros com Ordenação das 7 Comunidades da União Paroquial de Campinas (52) reuniram-se para o tradicional Encontro de Presbíteros que acontece anualmente, no dia 04 de agosto. O encontro foi preparado pelo Conselho Comunitário daquela União Paroquial (35 anos) e coordenado pelo Presidente da UP, Ednelson Jurgensen e Pastor Renato Gerber, coordenador do grupo de Ministros e Ministras.
O Sínodo Sudeste foi convidado para apresentar e desenvolver os estudos no encontro 2012. No Lar Luterano Belém, após a acolhida e meditação dirigida pelo P. Astor Albrecht, o Pastor Sinodal, Guilherme Lieven, interagiu com os participantes a partir do tema Vocação e Presbitério, Ética e Desafios. O Sr. Manfredo Leffler, administrador do Sínodo Sudeste, apresentou informações essenciais sobre as exigências administrativas e eclesiásticas das comunidades. Iniciou nas questões fundamentais dos Estatutos das Comunidades, passou pelas demandas civis, contábeis e chegou aos compromissos das comunidades com as últimas decisões do Concílio e resoluções do Conselho da Igreja.
No final o Pastor Sinodal apresentou a proposta de Planejamento Estratégico do Sínodo Sudeste, conforme proposição aprovada na última Assembleia Sinodal, que inicia nos núcleos, nas uniões paroquiais e depois, em nível sinodal, define e articula as ações do plano.
O Encontro de Presbíteros e presbíteras da UP Campinas compõe o quadro de atividades sinodais de formação na proposta abençoada de caminhar juntos no sudeste e na IECLB.