
A caminhada de diferentes instituições de ação diaconal da IECLB realizou um encontro muito especial em Florianópolis/SC, nos dias 17 e 18 de junho. O encontro da Rede de Diaconia, articulado pelas instituições de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul com apoio da Secretaria de Ação Comunitária da IECLB e da Fundação Luterana de Diaconia, teve como principal pauta esclarecimentos e orientações sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, a Lei 13.019/2014. Essa lei possibilita que a ação diaconal possa se fortalecer nos objetivos comuns com o poder público executando políticas públicas nas áreas de educação, assistência, justiça, saúde entre outras. Em outras palavras, regula e fortalece as instituições que colocam seus serviços de cuidado e compaixão por milhões de pessoas da infância à velhice que vivem em situação de fragilidade, perda de direitos e contextos de violência.
As representações das instituições presentes também discutiram temas como justiça de gênero, redução da maioridade penal e relações entre instituições e comunidades, trazendo questionamentos complexos sobre a influência da mídia na formação de opinião da maioria da população brasileira. Destacou-se a necessidade de as pessoas cristãs luteranas conhecerem e enxergarem os riscos à vida de muitas pessoas.
As 47 pessoas presentes, representando 24 instituições saíram motivadas e fortalecidas para continuar desenvolvendo ações sócio-diaconais na certeza que não caminham sozinhas nesta missão de serem sal e luz no mundo.
Além das instituições diaconais estiveram presentes no encontro a Fundação Luterana de Diaconia - FLD, a Coordenação de Diaconia da IECLB, vinculada à Secretaria de Ação Comunitária e a Presidência, representada pelo Pastor 2º. Vice-Presidente Inácio Lemke.