Desde 1987 a OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) celebra na primavera a Semana Nacional da OASE. Esta organização, que tem como lema – Comunhão, Testemunho e Serviço, conta com mais de 30 mil mulheres associadas e existe a 115 anos no Brasil. É um importante setor de serviço voluntário de amor ao próximo em toda a Igreja (IECLB).
A cada ano é preparado e oferecido um programa aos grupos, com tema específico. Para este ano o tema da Semana Nacional da OASE é: “Reconciliação – Primavera na nossa vida” e está fundamentado no texto bíblico de Isaías 35.1-10 e Mateus 5.21-26. Os grupos de OASE têm a liberdade para escolher a atividade que querem realizar para celebrar esta semana. Geralmente optam por oficiar cultos e/ou celebrações, promovem encontros de confraternização, festas, feiras, visitas, etc. É uma semana muito especial para a OASE, uma oportunidade de divulgar o seu trabalho.
O tema deste ano foi inspirado e desenvolvido nas quatro estações do ano: inverno, primavera, verão e outono. Elas podem ser usadas como metáfora para a nossa vida. Da mesma forma que as estações do ano vão se sucedendo em um ciclo constante, no nosso dia-a-dia também passamos por todas as estações. É o ciclo da vida. Vida que é movimento contínuo.
Muitos motivos e situações que ocorrem em nossa vida fazem com que às vezes nos sentimos como se estivéssemos na estação do inverno. A vida se torna fria e cinzenta, melancólica, com pouca cor e brilho. Talvez, conseqüência de problemas, adversidades, conflitos de relacionamentos, sofrimentos... Nessa estação, viver não é algo simples e fácil. É um desafio. Mas também uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Exige resistência, perseverança, resiliência, esperança e superação.
Assim como as estações do ano passam, graças a Deus também passam os nossos períodos de inverno. Deus faz com que chegue a primavera. Aliás, a partir desta semana estamos na primavera. A estação que põe um fim ao inverno, que renova a natureza, que faz ressurgir as flores com todas as suas belas formas, cores e cheiros. Simbolicamente, podemos dizer que a primavera representa o fim e a superação do “inverno da vida”. Tempo de renovação da vida, da fé e da esperança. Tempo de recomeço de vida, de podas e de plantio. Tempo de transformação, de renascimento. Tempo de ver e experimentar o novo.
Depois da primavera vem o verão. Período em que a natureza se alimenta, com a luz e o calor do sol. A estação do verão fecunda vida nova, nutre as sementes e flores que querem se transformar em frutos. De forma análoga, após passarmos pelo inverno e a primavera nós também vivenciamos o verão. Tempo em que estamos bem, em que aproveitamos para curtir a vida. Tempo em que a alimentamos a nossa vida, fé e espiritualidade com a Luz de Cristo.
Por fim, chega a estação do outono. Período rico em sabores e cheiros. Período de fartura de frutos e sementes. O mesmo acontece na nossa vida. O outono é o tempo de colheita, de compartilhar os frutos que o Espírito Santo e a Palavra de Deus geraram em nós. Tempo de testemunho, de fazer bom uso dos dons em favor das pessoas. Tempo de fazer o bem. E depois de cumprida a missão, virá o tempo de preparar-se para o adormecer e o descanso, para a renovação do ciclo das estações.
Como estamos na primavera, aproveitemos bem essa estação. Assim como na natureza, também seja um tempo muito especial em nossa vida. Um tempo de vida nova, abençoado por Deus.