
A Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas de Três de Maio, dia 25 de agosto estavam de festa. Festa em receber as irmãs e irmãos em Cristo, na realização do tradicional Chá do Dom. Para que este encontro acontecesse, foram dias de preparação, muitas mãos foram precisas, cada uma com o seu “dom” especial. O encontro só aconteceu devido os dons que foram colocados em prática. A OASE é um grupo de senhoras da IECLB. É uma oferta de auxílio mútuo para a participação ativa de mulher na vida da comunidade. Esta participação se expressa nos três aspectos da vida cristã, COMUNHÃO, TESTEMUNHO E SERVIÇO. Como membros da família de Deus, as mulheres da OASE se reúnem todas as quartas-feiras às 14h30min para: Ouvir e refletir a Palavra de Deus, buscando seu conforto e procurando sua orientação. Usar os dons recebidos para o bem de todos. O Grupo da OASE de Três de Maio foi fundado em 26 de agosto de 1933. Servir uns aos outros, cada qual conforme o dom que recebeu.1 Pe 4.10. Muito nos alegrou a presença, de 17 grupos de OASE, o p. Renato, p. sinodal, pastores e pastoras de várias comunidades do nosso Sínodo, a presidente Márcia Gertz, presidente da OASE Sinodal.
Alegria em receber a visita das nossas irmãs em Cristo de outras denominações religiosas bem como os grupos de clube de mães de colégios. Também tivemos a presença de Ernani Gauger, que Deus o presenteou com o Dom da música. Lindos hinos em louvor a Jesus entoou. O Coral da OASE como sempre, lindos hinos entoaram.
A nossa alegria foi total e plena com a presença da presidente da OASE Nacional, Elsa Eneli Müller Janssen. Fato inédito a presença da Presidente Nacional participar no chá do Dom no nosso grupo de OASE. A Presidente é de Florianópolis Santa Catarina e não mediu esforço em se deslocar até o nosso município, sendo que na semana anterior estava num Congresso no estado do Espirito Santo. Deixou-nos uma linda mensagem, palavras dela: “Parabéns pela iniciativa em oportunizar, de forma pública, festiva, a demonstração do resultado do trabalho artístico de tantas mulheres que foram agraciadas com um DOM especial, que não ficou escondido, mas foi colocado em ação através de suas mãos, mentes e corações. Além disso, uma excelente oportunidade para dar uma parada, para confraternizar, reunindo muitas mulheres a um convívio diferente, na qual, elas mesmas estão se presenteando, se valorizando reciprocamente.
A mulher, essa pessoa maravilhosa, criada, amada pelo seu Criador, tomou um lugar muito especial na história da humanidade. Voltando o nosso olhar, ao tempo dos primeiros passos, queremos recordar um pequeno canto do paraíso, o Jardim de Éden. Ali Deus fez brotar águas límpidas e fez nascer e crescer todas as espécies de árvores com frutos deliciosos. Para ali DEUS levou Adão, o primeiro homem, e para que este não se sentisse só, criou a mulher e chamou-lhe Eva - a mãe de todos os viventes. Desde o primeiro momento DEUS teve o cuidado com as mulheres. De uma completa ausência de forma, de conteúdo, DEUS fez a mulher e dá a ela a capacidade de conciliar fé pessoal com vida prática. A mulher foi criada, para ser companheira, auxiliadora e ser idônea. (Gn. 2.18) O homem foi feito do pó da terra. A mulher foi feita a partir do homem. Porém ambos, feitos a imagem e semelhança de DEUS. A Bíblia é rica no relato de histórias de vida de mulheres. Podemos mencionar: Sara, Rebeca, Ana, Débora, Ester, todas as Marias ... Uma delas, porém, gostaria de fazer uma menção especial. Falo de Lidia, a primeira cristã da Europa, a primeira mulher de que se tem notícia, que abriu as portas de sua casa, do seu coração, para reunir outros cristãos, na comunhão e adoração. Lídia entregou-se por inteira e tornou-se a primeira pessoa a aceitar a Salvação através de Cristo Jesus. Lidia, assim podemos imaginar, certamente foi um instrumento de DEUS para fazer chegar até o coração da Imperatriz Auguste Victória, a dedicação, o carinho, em favor de outras mulheres, pois que ela, lá na Alemanha, desde 1899, incentivou a criação de uma *Evangelische Frauenhilfe* Associação de Senhoras Evangélicas. Essa proposta alcança o solo do além mar, e assim inicia a caminhada da OASE no Brasil, em Rio Claro, São Paulo. Caminhada que hoje soma 112 anos de comunhão, testemunho e serviço. Nem sempre as mulheres contaram com a liberdade de agir por suas próprias iniciativas. No passado, seu mundo ficava à sombra do mundo dos pais, marido ou de outros homens poderosos e influentes. Esse fato está comprovado em atas, escritas há menos de 100 anos, onde assinaturas são identificadas pelo nome do marido, sem que, em algum momento, aparece o nome completo da mulher. Em Cristo Jesus, porém, esta liberdade foi concedida, conquistada e vivenciada. “Damos GRAÇAS a DEUS que isto é real em nossos dias, e como mulheres da OASE podemos contribuir na edificação do Reino de DEUS em nosso meio, também no dia em que acontece mais um ‘ CHÁ DO DOM” em Três de Maio. “ A presidente finalizou com a oração da mulher.