Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas - OASE



ID: 2543

Mensagem da XIII Assembleia da Assoc. Sinodal dos Grupos de OASE

OASE-Sínodo Norte Catarinense

11/04/2018

Mulher e Cidadania na atualidade
Mensagem da XIII Assembleia Sinodal da OASE.
Temperando a vida.

As conquistas das mulheres no mundo trazem um novo tempero para a vida. Não somente na vida das mulheres, mas no mundo aos quais estas mulheres se inserem. A luta de muitas mulheres, através da história, enfrentando os desafios, trouxe novos temperos para a vida da mulher contemporânea.

Temperos estes, como o voto, o trabalho fora de casa, o estatuto da mulher e, finalmente, a constituição cidadã de 1988, que, finalmente, coloca a mulher e o homem em paridade. Ainda assim, os temperos, muitas vezes, ficam trancados e a vida perde sabor. Mesmo assim, do armário, os temperos provocam com seus cheiros.

Novos temperos precisam ser acrescentados, pois já estão disponíveis e ao alcance. A lei Maria da Penha, a lei do feminicídio, o novo código civil, que garante a prática da teoria constituição cidadã de 1988.

Os temperos só dão sabor, quando usados. Ainda hoje se tem medo de colocar temperos. Como na comida, novos temperos causam estranheza e medo de ser usados. Muitas vezes se está tão acostumado com a maneira de ser das coisas, que nos opomos, consciente ou inconsciente, aos novos temperos.

Temperos novos precisam de educação diferenciada, precisa apurar o gosto o paladar. Para alcançar uma sociedade igualitária somente com educação nos novos temperos conquistados, mas ainda guardados por medo ou por imposição. É preciso estimular as novas gerações com estes novos sabores e novos cheiros que temperam a vida, para podermos viver em condições igualitárias.

Como OASE nós carregamos estes temperos todos para dentro das comunidades de maneira que o sabor das conquistas possam alcançar todos os ambientes e grupos da nossa IECLB. Deus criou homem e mulher como iguais, Gn 1, e para ambos deu a tarefa de cuidar em paridade e igualdade. Cabe a ambos o cuidado mútuo e o tempero da vida.

A vida sem tempero não tem graça, tempero não é para ser usado com parcimônia, os temperos conquistados são para colocar com peso, sem medo, por mulheres e homens, juntos, em pé de igualdade.

Temperemos a vida com gosto!

Paróquia Bom Jesus, Vila Nova,
Joinville, 11 de abril de 2018
XIII Assembleia Sinodal da OASE do Sínodo Norte-Catarinense

Veja como aconteceu a XIII Assembleia da Assoc. Sinodal dos Grupos de OASE do SNC, clicanco aqui...


Autor(a): Comissão de Mensagem
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Missão / Nível: Missão - Mulheres / Organismo: OASE - Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 46818
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br