Oração:
Leitura bíblica Sl 65.1-13
Saudação:
“Bendize oh minha alma ao senhor e não te esqueças de nem um só de seus benefícios”. Sl. NÃO TE ESQUEÇAS, assim diz o salmista. É bom olhar para trás, para lembrar e testemunhar os benefícios da caminhada com Deus no passado. Olhar para trás e perceber a fidelidade de Deus é um ato de memória que fortalece a fé hoje. Que bom que Deus nos permite reunir aqui em amor e alegria!
Hoje, a OASE aqui em São bento do Sul completa 80 anos. As mulheres constituíram a OASE para socorrer as pessoas solitárias e enfermas e apoiar-se no testemunho da fé evangélica. Desta solidariedade surge a OASE como um grupo de mulheres auxiliadoras. Formando uma rede de serviço, testemunho e comunhão.
E podemos dizer que nestes 80 anos, vários perfumes foram espalhados entre as mulheres, na vida da comunidade. Perfumes espalhados que foram e são resultado da ação do Espírito Santo. Alegria: a palavra bíblica escolhida pela OASE nacional, como lema, orientação para seus encontros fala justamente da alegria. Sl 100: “Servi ao Senhor com alegria”. E é esta a motivação que está presente nos grupos de OASEs. Não se serve ao Senhor por medo, por obrigação, por constrangimento, mas sim por e com alegria. Este perfume chamado alegria é sentido em cada encontro.
Acredito firmemente que temos inúmeros motivos para parar diante de Deus e exaltar, cantar, louvar e agradecer as bênçãos que recebemos de Deus. Porque Deus se agrada de quem sabe agradecer. Porque Deus abençoa ainda mais aqueles que têm bom coração. Aqueles que reconhecem a bondade, a fartura, a generosidade que vem das mãos poderosas de Deus.
Li uma canção da OASE que dizia assim na primeira estrofe: “Vamos alegres de mãos dadas nesta caminhada. Com Jesus Cristo nos dando forças pra longa jornada.”
80 anos de associação da OASE Lidia/Rute aqui em São Bento do Sul. 1,2,3,10,20,30,40, 80 anos. Não são 80 horas, 80 dias, 80 semanas, mas 80 anos de uma caminhada. Caminhada que hoje nos traz diante de Deus para testemunharmos o nosso obrigado. Há 80 anos mulheres estão se encontrando. Estes encontros têm sido marcados pelo convívio, estudo, disposição de servir. Estes encontros são momentos onde a fé tem sido alimentada. Esta forma de alimentar a fé tem trazido frutos que alcançam, a cima de tudo, a vida familiar e comunitária. Hoje tempo de rememorar e comemorar a presença e as ações realizadas por esse grupo. É tempo de Júbilo. È tempo de olhar para a história do grupo, de lembrar de integrantes, de companheiras...tempo de saudade... de boas lembranças.... de agradecer a Deus. É tempo de expressar gratidão por este grupo ter continuado firme no seu propósito de espalhar o bom perfume de Cristo.
Mulheres cristãs aqui nesta cidade se uniram para auxiliar com alegria, cumprindo o mandamento de Jesus de amar o próximo, sob o lema: COMUNHÃO, TESTEMUNHO, SERVIÇO. Auxiliadora significa “apoiar”, “ajudar alguém”, “amparar”, “cuidar de” em outra palavra “servir”. E isso tudo através da Palavra, da sensibilidade, da ação e do toque. E creio que a OASE desempenha isso muito bem aqui na comunidade de São Bento do Sul. Todo encontro é uma bênção para liderança, para as sócias, para as participantes. E o grupo é fortalecido na fé e esperança, tendo a chance de compartilhar. E como irmãs podem sempre apoio se dar. No dia da OASE todas unem as mãos. E na partilha sentem-se irmãs. Ajudar hospitais, creches, pessoas, foi lhes confiado. E por isso Louvam a Deus que sempre, pois ele tem ajudado, abençoado. Você podem continuar espalhando o “bom perfume de Cristo” (2Co 2.15) por onde andar – no Hospital, para as crianças, para as pessoas idosas, pessoas acamadas em suas casas, pessoas com deficiências e tantos outros serviços que realizam.
Desde o inicio a força da OASE, foi vontade de servir. e a fé em Deus e Cristo, sempre a outras transmitir. Sempre alegres, bem dispostas, como OASE de Jesus, levaremos a mensagem lá onde Deus nos conduz. As Senhoras se empenharam nas Igrejas de seu local trabalhando em bazares e na parte espiritual. Atenderam a crianças e idosos com amor Ajudar umas as outras com carinho e com fervor. Para o preparo dos grupos há o Lar Vila Elsa. Para atender senhoras com direitos sempre iguais. Lá há tempo para descanso e legal confraternização Para o estudo e preparo e também pra oração. Nos estamos neste evento de fraterna integração E por isso aqui cantemos, estendendo-nos a mão. Somos gratos pelo fato de podermos aqui estar. E continuar no futuro nesta obra singular. Que Jesus nos ilumine e nos dê de Seu Poder. Para que em fé nossa lida possa se desenvolve. Amém.
P. Leomar Erlei Fenner
Videira/SC
Pastor Orientador Teológico da OASE do Núcleo Contestado,
Sínodo Norte Catarinense