Juventudes e Diaconia: mais de 130 lideranças capacitadas para a campanha da Rede Global de Jovens Reformador@s
Muitas pessoas pequenas
em muitos lugares pequenos,
fazendo coisas pequenas,
podem mudar o mundo.
(Provérbio africano)
O 11º Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE trabalhou o tema Juventudes e Diaconia: livres para transformar o mundo com mais de 130 participantes na Comunidade de Rio Possmoser, Santa Maria de Jetibá. A edição teve o maior número de inscritos até o momento e contou ainda com a participação de orientadores e orientadoras do Culto Infantil e Ensino Confirmatório da União Paroquial Mata Fria.
Assim, o Sínodo Espírito Santo a Belém expande ainda mais a rede de lideranças envolvidas com a campanha promovida pela Rede Global de Jovens Reformadores e Reformadoras da IECLB. Ela foi inicialmente formada por pessoas jovens do mundo inteiro a partir de impulsos da Federação Luterana Mundial com o objetivo de promover projetos nas igrejas membro voltadas para as celebrações do jubileu de 500 anos da Reforma. No Brasil, a campanha tem como objetivo incentivar os grupos de Juventude Evangélica a realizarem ao menos uma ação diaconal até 31 de outubro de 2017.
Mas o que é Diaconia e como podemos envolver a juventude? Com apoio da Secretaria Geral da IECLB, o Conselho Sinodal da Juventude Evangélica convidou o Diác. Dionata Rodrigues de Oliveira para assessorar o seminário, no qual os participantes e as participantes puderam refletir sobre a importância e as diversas dimensões que a diaconia possui.
Com o envolvimento não só da Juventude Evangélica, mas também do Culto Infantil e do Ensino Confirmatório, espera-se que várias ações sejam promovidas nos próximos meses, levando o serviço ao próximo motivados pelo amor de Cristo em busca de autonomia e transformação de vidas.