Para iniciar esta conversa precisamos entender que negócio é esse de protagonismo. Essa é uma palavra que tem aparecido nos meios de comunicação e nas redes sociais com muita frequência. Em nosso meio jovem protagonismo é mais que um conceito, é uma condição. Tem a ver com o jeito que a pessoa jovem se coloca diante do mundo, na relação com a outra pessoa e com o coletivo. No teatro o protagonista é o ator ou a atriz principal, que conduzirá a peça. Assim a pessoa protagonista é aquela que se coloca no mundo por inteiro. Tem a ver com romper a construção social, que julga e qualifica a juventude como boa ou ruim, e não permite a irreverência e a criatividade que a pessoa jovem tem para viver. “O protagonismo permite as pessoas jovens a serem donas de suas histórias, atuantes nas histórias coletivas e na transformação da realidade”.
O protagonismo é encontrado em muitas pessoas jovens nas histórias bíblicas. Como Davi (1 Samuel) que apesar de sua pequenez e simplicidade aceitou o desafio de lutar contra Golias, e mudou o rumo de sua vida e da sociedade local. Temos também Ester (Livro de Ester) que ajudou o seu povo. Encontramos ainda o jovem profeta chamado Jeremias (Jeremias 1.4-7) que aceitou o chamado de Deus para anunciar a sua Palavra. E por fim, temos o exemplo de Maria (Lucas 1-2 e Mateus 1-2), que aceitou, mesmo em meio ao preconceito, ser a mãe de Jesus o Salvador.
E você jovem quer ver a sua vida passar ou quer ser como Davi ou Maria, que a partir da conexão com Deus, mudaram a sua e a realidade de muitas outras vidas?
Jaime José Ruthmann, Bacharel em Teologia - Diaconia